O Atlético-MG venceu o Coritiba por 2 x 1, de virada, no último sábado (20), e alcançou o G4 do Campeonato Brasileiro. Já na reta final da partida, o zagueiro do Galo, Mauricio Lemos foi expulso e deixou o Alvinegro no prejuízo nos acréscimos. Após o apito final, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima preencheu a súmula do confronto e deu explicação inusitada sobre o cartão vermelho aplicado ao defensor.
Segundo o juiz, Mauricio Lemos foi expulso por “provocar os adversários” e “impedir” a cobrança de pênalti da própria equipe, aos 45 minutos do segundo tempo. Abaixo confira a justificativa completa de Rodrigo na súmula.
“Expulsei em decorrência do segundo cartão amarelo o sr. Paolo Maurício Lemos Merladett por se colocar na frente da bola provocando seus adversários e impedindo insistentemente o procedimento para a execução do tiro penal a favor da sua equipe. Informo ainda que, após ser expulso, permaneceu no campo de jogo reclamando persistentemente da sua expulsão”, relatou o árbitro.
O lance da expulsão
Durante a transmissão do Premiere, as câmeras captaram uma discussão entre Lemos e Henrique, zagueiro do Coritiba. Enquanto ambos batiam boca, Hulk pegava a bola e se preparava para cobrar o pênalti, cometido por Marcos Vinícius em cima de Eduardo Vargas. O camisa 7 do Galo não desperdiçou e decretou a virada dos visitantes no Couto Pereira.
Situação de Lemos
Apesar da expulsão ‘boba', Mauricio Lemos fez um bom jogo. Seguro defensivamente, o zagueiro se destacou pelos desarmes e antecipações precisas. No ataque, foi importante no lance do primeiro gol do Atlético-MG. Aos 36′ da etapa inicial, Hyoran cobrou falta e o camisa 28, ao saltar em direção a bola, atrapalhou a reação do goleiro Luan Polli.
Com a expulsão, Lemos desfalcará o Atlético-MG no próximo compromisso da equipe no Brasileirão. No domingo (28), a partir das 18h30 (horário de Brasília), o Galo enfrenta o Palmeiras, no Mineirão, em jogo válido pela 8ª rodada da competição nacional de pontos corridos.
Antes disso, no entanto, o Alvinegro recebe o Athletico-PR, também no Mineirão, nesta terça-feira (23), às 19h (horário de Brasília), pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores. À disposição do técnico Eduardo Coudet, Lemos deve ser titular no confronto.