“Clássico da Anvisa”: Fifa decide que Brasil x Argentina será jogado novamente

 

A Fifa divulgou que a partida entre Brasil x Argentina, pelas Eliminatórias Sul-Americanas de 2022, terá que acontecer novamente. O duelo, originalmente previsto para 5 de setembro de 2021, na Neo Química Arena, em São Paulo, foi paralisado no início do 1º tempo após entrada de agentes da Anvisa em campo, devido a irregularidades na situação sanitária de jogadores da equipe argentina.

Entenda o caso

No dia 5 de setembro de 2021, o jogo entre Brasil x Argentina foi interrompido quatro minutos após o apito inicial. Na beira do campo, técnicos da Anvisa tentavam notificar quatro jogadores da Argentina que teriam “burlado” normas sanitárias ao entrar no Brasil.

Eram eles Emiliano Martínez, Giovanni Lo Celso, Cristian Romero e Emiliano Buendía. Os três primeiros eram titulares e estavam em campo. Os quatro jogam na Inglaterra. Àquela altura, pessoas provenientes daquele país tinham que fazer quarentena de 14 dias ao entrar no Brasil. Mas, ao entrarem, dois dias antes do jogo, os quatro omitiram esse fato das autoridades brasileiras. A Anvisa só se deu conta no dia seguinte, depois que eles já tinham treinado e circulado pelo Brasil. Todos estavam vacinados e apresentavam testes negativos para Covid-19.

“Clássico da Anvisa” vai acontecer?

A decisão não altera a tabela da competição, uma vez que Brasil x Argentina, apelidado na internet de o “Clássico da Anvisa“, já estão garantidos no Mundial do Catar. A Conmebol abalizou a decisão da Fifa, pois era ideia da entidade que o jogo acontecesse, ao contrário da CBF e AFA, que queriam os pontos da partida. Em um primeiro momento, a AFA pretende recorrer. A CBF, por sua vez, ainda não se pronunciou. É provável que o duelo seja remarcado para a data Fifa de junho.

Por fim, a entidade máxima de futebol também anunciou punições aos envolvidos no “Clássico da Anvisa”. A CBF recebeu uma punição em 550 mil francos suíços (R$ 3,1 milhões na cotação atual) por causa de falhas na organização do jogo e invasão de campo.

Foto destaque: Reprodução / Marcos Ribolli

André Merice
A sensação de poder transmitir uma sentimento à cada leitor é o que me move. Ainda assim, sou somente mais louco apaixonado por futebol, que fez da escrita e do esporte a sua vida!