CBF distribui premiação milionária à campeão da Copa do Nordeste; confira

É hora de decisão e tempo de definição na Copa do Nordeste. Sport e Ceará definem o grande campeão da competição nesta quarta-feira (3), às 21h30 (horário de Brasília), na Ilha do Retiro, em Recife. No jogo de ida, o Vozão se deu melhor, e venceu pelo placar de 2 x 1. Apenas um empate separa o time Alvinegro do título da tão cobiçada “orelhuda”, apelido dado ao caneco de um dos torneios mais valorizados da CBF nos últimos anos. Já o Leão da Ilha, terá casa cheia e vai precisar do apoio do seu torcedor para virar a eliminatória. Para conseguir o título, o Rubro-negro pernambucano vai precisar vencer o jogo. Caso triunfe por um gol de diferença, a disputa vai para as cobranças de pênalti. Caso consiga uma margem maior do que dois gols, conquista de forma direta o torneio.

Sport e Ceará chegam a esta final como melhores equipes da competição, ambos os times lideraram suas respectivas chaves na primeira fase. O Leão da Ilha no Grupo A, e o Alvinegro no Grupo B. Na fase mata-mata, o time pernambucano venceu o CRB, por 4 x 0, enquanto que os cearenses bateu o Sergipe, pelo placar de 3 x 1, nas semifinais, o Vozão bateu o Fortaleza por 3 x 2, e o time da Ilha do Retiro superou o ABC por 1 x 0.

Além do prestígio de ser o campeão do Nordeste, a premiação para o campeão, é mais um atrativo para os clubes que disputam o título. O grande campeão do maior torneio regional da atualidade vai desembolsar nada mais, nada menos do que R$6,4 milhões de reais, somando todas as fases, que tiveram seus valores de premiação reajustadas, o que fez com que os valores de bonificação dobrasse em relação ao ano passado. Mais de R$42 milhões em premiações foram oferecidos para os clubes e federações participantes da Copa do Nordeste em 2023.

Cinco títulos em campo decidem a final da Copa do Nordeste

Mais do que a tradição de Sport e Ceará dentro do cenário do futebol nordestino, a grande final da Copa do Nordeste em 2023 terá três títulos de um lado, contra dois do outro somando cinco títulos entre Leão e Vozão. O time pernambucano faturou o torneio em 1994, 2000, e 2014, enquanto o time cearense levou a competição em 2015, e 2020 (já no novo formato do torneio), e vai em busca do seu tri-campeonato.

O Leão da Ilha chega em um momento melhor, e mais preparado para a disputa desta final. Em sua estreia pelo Campeonato Brasileiro da Série B, o Sport empatou sem gols contra o Novorizontino jogando fora de casa. Já o Ceará, venceu a sua primeira no Brasileirão, batendo o ABC de Natal pelo placar de 2 x 1, após dois jogos sem vitória, mas trocou de treinador recentemente, e está se reconstruindo enquanto equipe no meio da temporada.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.