A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que irá esperar uma resposta de Carlo Ancelotti para saber se há interesse por parte do italiano em assumir a Seleção Brasileira até a metade de maio. Em caso de negativa ou resposta pouco convincente, os dirigentes partem para o plano B. As informações são do jornalista Rodrigo Mattos, do UOL.
Ainda segundo o portal, a CBF nunca fez uma proposta oficial pelo técnico italiano, realizando apenas contatos informais.
Favorito ao cargo desde que Tite saiu, logo após a eliminação do Brasil para Croácia na Copa do Mundo de 2022, Ancelotti tem contrato com o Real Madrid até junho de 2024 e já disse diversas vezes em coletivas que pretende cumpri-lo. A mais recente declaração a uma rádio local teve até indireta.
“Há um belo ditado que se aplica ao caso: o vento leva a tagarelice. Tenho contrato até 30 de junho de 2024 e gostaria de respeitá-lo”, expôs Ancelotti.
Uma possível negativa por parte de Ancelotti levanta dúvidas: quem seria o plano B da CBF?
No momento, Fernando Diniz desponta como favorito nas redes sociais pelo ótimo início de ano no Fluminense. O brasileiro abriu Libertadores e Brasileirão com duas vitórias e lidera o grupo e o campeonato de pontos corridos, além de conquistar o Carioca em cima do rival Flamengo.
Abel Ferreira é outro nome levantado pelas conquistas recentes no Palmeiras. Desde que chegou ao Brasil, em novembro de 2020, conquistou duas vezes a Libertadores (2020 e 2021) e o Paulistão (2022 e 2023), além de Brasileirão (2022), Copa do Brasil (2020), Supercopa do Brasil (2023) e Recopa Sul-Americana (2022).
Porém, segundo apuração do UOL, o temperamento do treinador português à beira do campo o afasta do comando do Brasil. Ele já foi advertido com 47 cartões, sendo 40 amarelos e sete vermelhos.
Por fim, Jorge Jesus, ex-técnico do Flamengo, aparece como o mais “simples” de contratar, pois seu vínculo com o Fenerbahçe, da Turquia, encerra no meio desse ano. O português de 68 anos esteve próximo de retornar ao clube carioca no início desse mês, mas decidiu cumprir seu contrato com o time turco.
Em 2019, Jesus parou o Brasil com a conquista da Libertadores e do Brasileirão em seis meses e um futebol intenso e vistoso no Rubro-Negro.
Qual o próximo jogo da Seleção Brasileira?
A Seleção Brasileira fez seu primeiro jogo pós-Tite em 25 de março, sob comando do interino Ramon Menezes, técnico do sub-20. A partida terminou com derrota por 2 x 1 para Marrocos.
Em junho acontece o próximo compromisso do Brasil, entre os dias 12 e 20, com local e adversário a ser definido.