Catarinense tem jogos adiados por causa da Covid-19

O início do está difícil devido aos casos de coronavírus nos clubes. Neste fim de semana, o primeiro jogo adiado foi do clássico entre Chapecoense e Avaí, que seria no domingo (28). De acordo com o documento expedido pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), o duelo não aconteceu porque não haveria ambulância disponível para ficar na Arena Condá durante o evento. Além do grande número de casos de Covid-19 no Oeste do Estado.

Além da outra partida adiada, entre , que também iria acontecer no domingo (28). Assim, a FCF acatou pedido do Joinville e adiou a partida depois do registro de 30 casos positivos no elenco, juntando atletas e comissão técnica. O clube pediu ainda para ser adiada a partida da próxima rodada, diante do Metropolitano. O jogo está previsto para acontecer na quarta-feira (3). Mas até o momento a Federação do Estado não se pronunciou sobre o assunto.

Santa Catarina vive momento crítico

Os casos de Covid-19 no futebol são um reflexo do momento que o estado catarinense passa. Na última quinta-feira (25), o governo estadual anunciou o fechamento das atividades não essenciais, o lockdown, das 23h da última sexta (26) até às 6h de segunda (1). E a medida deve se repetir no próximo fim de semana. A ideia é controlar o novo aumento no número de casos e amenizar o colapso do sistema de saúde. Uma das regiões mais afetadas é o Oeste de Santa Catarina, onde fica a cidade de Chapecó.

Por isso, Rubens Angelotti, presidente da FCF, deu entrevista ao Debate Diário, da CBN Diário, nesta sexta-feira (26). Assim, explicou a posição diante da pandemia. Dessa forma, Angelotti declarou que a FCF está “monitorando rodada a rodada” a situação da pandemia da covid-19 em Santa Catarina.

Com a situação do Oeste, temos que tomar cuidado. Não seriamos irresponsáveis de exigir uma ambulância por três horas no estádio de plantão, como diz o regulamento, e deixar de salvar vidas”, explicou.

Além disso, o presidente também falou sobre a possibilidade de paralisação dos jogos. Então, na competição em 2020 foram duas paradas. Porém, pensa que não deve acontecer de novo. Porém, explicou que a condição depende da evolução da pandemia em Santa Catarina. Assim, o que nem se cogita mais diante da situação atual, segundo Rubens Angelotti, é a volta da torcida aos estádios.

Foto destaque: Reprodução/JEC

Carla Taíssa

Carla Taíssa

Estudante de jornalismo, escritora e fotógrafa freelancer. Futebol, esportes de velocidade, futebol americano e basquete são suas paixões quando não está escrevendo ou viajando. Conheça suas fotos no Instagram @25springs.