O Campeonato Brasileiro de 2023 começou a todo o vapor. Os 20 clubes da elite do futebol nacional correm atrás do título, das vagas para as competições nacionais, e tentam se manter na primeira divisão de um dos campeonatos nacionais mais difíceis do mundo desde o dia 15 de abril, e até aqui, algumas estatísticas chamam a atenção do torcedor, que pode acompanhar o seu time do coração por diversas plataformas, além da televisão, e ainda por cima ganhar uma renda extra apostando no resultado dos jogos, confira aqui os melhores palpites no portal Futebol na Veia.
Já foram disputados 100 partidas ao longo de cinco rodadas no Brasileirão, com 142 gols anotados, média de 2,82 por jogo, segundo dados oficiais da Confederação Brasileira de Futebol. Com isso, os mandantes venceram 26 jogos, os visitantes venceram 13, e ainda houve 11 empates. O líder do Campeonato Brasileiro deste ano é o Botafogo, que até o momento registra uma excelente campanha com cinco vitórias em cinco jogos, com 12 gols marcados e apenas quatro gols sofridos, sendo o segundo melhor ataque, atrás do Palmeiras que tem 15, e a segunda melhor defesa, com somente quatro gols tomados, atrás do São Paulo, que sofreu três gols no Brasileirão.
Além do elevado nível técnico das partidas e inúmeros recordes quebrados logo no início do torneio, a média de público que assiste aos jogos no estádio superou uma marca importante após 40 anos. Em 2023, mais de um 1,3 milhões de pessoas assistiram às partidas do Campeonato Brasileiro de forma presencial, média absurda de exatos 26.134 pagantes por jogo, o que é muito expressivo, e supera os dados de 1983, ano que liderava a estatística de público no Brasileirão com 22.953 pessoas. Nesta temporada, os números alcançados representam um aumento de 30% em relação à mesma quantidade de rodadas no ano passado.
Algumas mudanças nos programas de sócio torcedor e o aumento significativo do interesse do público em estar nos estádios acompanhando seu time do coração ajudam a explicar os números positivos desta temporada. O jogo que registrou o maior público até aqui foi o confronto entre Vasco e Palmeiras, válido pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, e que na ocasião marcou a presença de 59.867 pagantes, a partida terminou empatada, em 2 x 2. Em seguida, aparece o duelo entre Cruzeiro e Fluminense, válido pela 5ª rodada, que registrou nada mais nada menos do que 51.846 pessoas.
Cruzeiro x Fluminense entrou no TOP 3 do ranking de público até aqui no Brasileirão 2023 com quase 52 mil torcedores no Mineirão.
Veja os demais integrantes do Top 3 na matéria. https://t.co/v9jPIhGmU3
— Guilherme Piu (@guilhermepiu) May 12, 2023
Maior diversidade amplifica público do Campeonato Brasileiro
A presença maior das famílias, assim como o público feminino e jovens, também devem ser considerados para explicar os motivos que levam o aumento de público nos estádios. Apesar dos problemas recorrentes com torcidas organizadas, o reforço do policiamento nos estádios, e algumas medidas como a presença de torcida única em clássicos regionais, tem devolvido a paz e o sentimento de segurança aos adeptos, que aos poucos, vão recuperando a confiança de estar dentro das arenas para acompanhar seus ídolos e craques.
Para Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, o momento é de alegria e satisfação para a entidade. O aumento de público nos jogos, e a intenção do torcedor em estar presente para acompanhar as partidas, mesmo com tantas plataformas para acompanhar de forma caseira, é um dos objetivos da gestão do mandatário, que afirmou que este elevado interesse por parte dos adeptos é fruto de um trabalho coletivo entre organização e dirigentes.
“O sucesso de público do Brasileirão Assaí 2023 é mais uma prova do profissionalismo da CBF e de todos os envolvidos na organização da competição, clubes, atletas, árbitros e dirigentes. Vamos continuar trabalhando forte para levar aos estádios ainda mais torcedores, que estão a cada rodada mostrando sua paixão pelo nosso futebol”, afirmou o presidente da entidade.