Campeão da Libertadores em 2012 dispara contra atual futebol do Corinthians

Em busca do segundo título da Copa Libertadores em sua história, o Corinthians conheceu seus primeiros adversários na fase de grupos da competição nesta segunda-feira(27), em sorteio realizado em Luque, na sede da Conmebol.

O Timão está no Grupo E ao lado de Independiente Del Valle, do Equador, Argentinos Juniors, da Argentina e Liverpool, do Uruguai.

Para muitos, a chave corintiana é uma das mais complicadas, e segundo um dos maiores ídolos recentes do clube, e que foi campeão da Libertadores com o Alvinegro em 2012, se o time não melhorar sua performance em campo, será eliminado na primeira fase da competição sul-americana.

Emerson Sheik, que marcou os dois gols do Corinthians na final diante do Boca Juniors em 2012, e foi peça fundamental na conquista do primeiro título da Libertadores corintiana, foi enfático ao dizer que se a postura do time não for diferente da que foi apresentada no Paulistão, o time corre sérios riscos de não classificar para a segunda fase do torneio.

“Esse joguinho de um primeiro tempo muito “mais ou menos” e um segundo tempo horrendo, não passa nem da primeira fase. Se continuar com esse futebol, não passa da primeira fase” disse o ex-atacante do Corinthians, durante o programa  Arena SBT.

https://twitter.com/sobrerinthians/status/1640659802375307265

Para Emerson Sheik, a postura do Corinthians tem que ser diferente em campo

Uma das principais características do time de Tite em 2012 era a aplicação tática sem a bola. Armado num sistema 4-2-3-1, os comandados de Adenor Leonardo Bacchi formavam sem a bola duas linhas com quatro jogadores muito compactadas, e ao recuperar a posse da bola, o time tinha organização para atacar em bloco e tentava envolver a defesa adversária por meio da troca de passes.

E para Sheik, é essa aplicação que está faltando ao atual time do Corinthians, ele afirma que mesmo o time em 2012, sem estrelas ou grandes nomes, compensava qualquer limitação técnica com muita entrega em campo, o que não é visto até o momento em 2023. Segundo Emerson, o time precisa ter atitude de quem quer vencer uma Libertadores para conseguir chegar longe na competição.

Se fala de contratações, que vai contratar e tudo mais, mas em 2012, quando o Corinthians foi campeão, não tinha nenhum nome incrível. É a atitude do time que tem que ser diferente, uma atitude de quem está jogando uma Libertadores da América” , afirmou Emerson Sheik.

Buscando contratações para reforçar o elenco para a sequência da temporada, o Corinthians até o momento trouxe três reforços em 2023, o atacante Ángel Romero, o lateral-esquerdo Matheus Bidu, e mais recentemente, o jovem atacante Chrystian Barletta, destaque do São Bernardo no Campeonato Paulista.

Foto destaque: IconSport

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.