A disputa do Brasileirão Série A segue a todo vapor na temporada 2023. Com cinco rodadas realizadas, o Botafogo é o líder da competição; após vencer o Corinthians por 3 x 0 e chegar a 15 pontos na tabela.
Enquanto isso, o mercado da bola trabalha nos bastidores. Afinal de contas, ainda faltam pouco mais de um mês e meio para a abertura da janela de transferências no futebol brasileiro.
Por outro lado, com o advento das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) no cenário brasileiro, começamos a nos acostumar com planos e estimativas mais longas, num exercício de gestão e planejamento a médio e longo prazo.
Dito isso, alguns jogadores importantes ainda não renovaram contrato com suas equipes; e podem ficar disponíveis no fim de 2023. Confira nossa lista com 10 craques que finalizam seus atuais contratos em dezembro de 2023 e podem reforçar seu time na próxima temporada.
Craques do Brasileirão Série A em fim de contrato em 2023
Bruno Henrique – Flamengo
Voltando de lesão após um bom tempo fora dos gramados, o atacante Bruno Henrique é uma das peças do elenco rubro-negro que ainda não renovou com o clube. Na era Sampaoli, o atacante de 32 anos voltou a treinar com o plantel profissional, além de constar nas listas de relacionados do treinador argentino.
Everton Ribeiro – Flamengo
Outra peça valorosa do elenco do Flamengo, o meio campista Everton Ribeiro também está há alguns meses do fim de seu vínculo com o clube da Gávea. Por outro lado, o jogador de 34 anos possui um papel importante neste momento, onde a equipe busca lideranças e referências para apoiar os ajustes sob o comando de Sampaoli.
Guilherme Bissoli – Athletico-PR
O jovem centroavante de 25 anos é um dos recursos ofensivos do elenco do Furacão; mas tem sido pouco utilizado pelo técnico Paulo Turra. Revelado na base do XV de Jaú e com passagem pelo São Paulo, Guilherme Bissoli chegou ao elenco do Athletico-PR em 2021. Após um tempo sendo aproveitado na equipe, perdeu espaço e foi emprestado para Cruzeiro e Avaí. Atualmente foi reintegrado ao Furacão, mas parece esta fora dos planos da equipe.
Giuliano – Corinthians
O meia ofensivo chegou com muita badalação para integrar o elenco do Timão. No entanto, Giuliano não correspondeu às expectativas depositadas em sua contratação. Sem lugar cativo no time titular, o jogador de 32 anos entrega pouco em suas atuações em campo pelo Corinthians.
Renato Augusto – Corinthians
Apesar da idade avançada, o veterano Renato Augusto é uma dos pilares fundamentais do elenco do Corinthians. Elogiado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, o jogador segue sendo importante no Timão, que tenta driblar a crise pela qual passa neste momento da temporada. Com 35 anos, o meio-campo é um dos ídolos do time.
Alex Teixeira – Vasco da Gama
Com o retorno do Gigante da Colina à Série A do Brasileirão, Alex Teixeira perdeu espaço na equipe. Antes, o atacante era presença certa na escalação do time titular do Vasco. No entanto, com os investimentos da 777 Partners na SAF cruz maltina, o atacante veterano virou opção no elenco do técnico Maurício Barbieri.
Marinho – Flamengo
Vindo do Santos, o ponta direita Marinho chegou no clube rubro-negro quando o elenco Flamengo já era superpovoado por estrelas. Com pouco espaço para mostrar seu trabalho, o jogador perdeu a regularidade nas escalações e caiu em desempenho. Relacionado constantemente para o banco de reservas, Marinho completa 33 neste mês e já recebeu propostas de outros clubes, mas preferiu ficar no Flamengo.
Vitor Jacaré – Bahia
Ídolo da torcida tricolor, Jacaré foi uma das peças fundamentais para o retorno do Bahia à Série A do Brasileirão nesta temporada de 2023. Apesar da celebração da aquisição da SAF do clube pelo Grupo City, os dirigentes do conglomerado esportivo ainda renovou o vínculo de Jacaré com o Bahia. Vale lembrar que o meia atacante é um dos artilheiros do time nesta temporada.
Pedro Rocha – Fortaleza
O ponta esquerda que já atuou no futebol russo, além de passagens pelo Cruzeiro, Flamengo e Athletico-PR hoje se recupera de lesão no departamento médico do Fortaleza. Pedro Rocha, de 28 anos, é um jogador com bom passe e visão de jogo. No entanto, as lesões atrapalham a regularidade do jogador em campo; que foi pouco aproveitado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda.
Pablo – Athletico-PR
Criticado por torcedores do São Paulo e amado pela torcida do Furacão, o atacante Pablo retornou ao Athletico-PR ainda no ano passado. No entanto, o jogador tem rendido menos que em sua passagem anterior; e tem ficado no banco de reservas do técnico Paulo Turra em muitos jogos. Apesar de estar em baixa no time, Pablo segue como um dos ídolos recentes da história do Athletico-PR.