Brasileirão Feminino: as maiores goleadas da história da competição

Enquanto o campeonato já existe desde 1950 na modalidade masculina, as mulheres começaram a dar seus primeiros passos (passes, dribles e gols) em 2013 no Brasileirão. Antes disso, a única competição nacional que contemplava o futebol feminino era a Copa do Brasil que, entretanto, acabou em 2016. Desde sua criação, o Brasileirão Feminino, orquestrado por nossas atletas, já vivenciou jogos e marcos históricos. Hoje, então, iremos relembrar as maiores goleadas de cada edição da elite do maior campeonato nacional.  

Brasileirão 2013: Tiradentes x Viana 

No 1º ano da competição, o Estádio Lindolfo Monteiro, conhecido como Lidolfinho, foi o palco da primeira maior goleada do campeonato. O jogo aconteceu no dia 21 de setembro, ainda na 1ª rodada. Na ocasião, portanto, o Tiradentes-PI venceu o Viana pelo placar de 11 x 1. Quem assinou os gols foram as jogadoras Rayssa (3), Leiliane (2), Ana Maria (2), Eliene, Bel (2) e Alice. Em contrapartida, o gol da equipe visitante foi marcado por Venina

Foto: Renan Morais
Foto: Renan Morais

2014:  Ferroviária x Pinheirense

Na 3ª rodada do ano seguinte, as equipes do grupo seis da competição deram um show.  A saber, a Fonte Luminosa foi o chão que abrigou a maior goleada do Brasileirão até agora. Nesse jogo, a Ferrinha goleou o Pinheirense por 16 x 1.  Os nomes dos gols da Ferroviária foram então: Rafinha (2), Raquel (8), Nene (3), Paula (2) e Pat. Já pelo lado Pinheirense, Pingo marcou o gol de honra. 

Foto: Guerreiras Grenás
Foto: Divulgação/Guerreiras Grenás

2015: Centro Olímpico x Duque de Caxias

Em 2015, no dia 20 de setembro, a chuva de gols foi no Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco.  O “Rochdalão” viu, na 4° rodada do campeonato, o Centro Olímpico fazer 13 x 0 contra as visitantes de Caxias. Gabi Nunes, jogadora que desde sempre mostrou sua intimidade com as redes, marcou cinco tentos nesse jogo. Byanca Brasil (3), Gabi Morais (2), Patrícia e, enfim, Valdinea foram os nomes dos demais.

Foto: Evelson de Freitas/ALLSPORTS
Foto: Evelson de Freitas/ALLSPORTS

2016:  São José-SP x Vitória

No quarto ano da competição, as donas da goleada foram as meninas da Águia. O São José construiu um placar de 8 x 1 na equipe do Vitória. O jogo aconteceu na 3ª rodada do Brasileirão, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. Na ocasião, Ludmila foi o nome do jogo, marcando três gols. Os demais foram assinados por Rita Bove (2), Yasmin, Neném e, por fim, Gabi Portilho. O gol da equipe baiana, por outro lado, foi marcado por Evelyn

Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com
Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com

Brasileirão 2017: Corinthians X São Francisco

Em 2017 o Timão foi o dono da maior goleada da temporada. O jogo anterior do time da casa havia sido uma vitória inacreditável no Paulistão, quando fez 22 X 0 no Centro Olímpico. Pela 14ª rodada do Brasileirão, contudo, o Corinthians enfiou 10 gols na rede do São Francisco, que não conseguiu marcar na Arena Barueri.

O placar ficou em 10 x 0. As jogadoras responsáveis pelos gols foram Tamires, Byanca Brasil (3), Fabi, Jucinara, Gabi Nunes (2), Ingrid e Nene. Como resultado, após o placar impressionante, o Timão se classificou para as quartas de final. 

Foto: Corinthians
Foto: Divulgação/Corinthians

2018: Corinthians x Pinheirense e Sport x Pinheirense 

2018 definitivamente não foi o ano do Pinheirense. Posto que, em duas rodadas seguidas e por equipes distintas, o clube paraense foi goleado. O primeiro jogo aconteceu no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, onde o Corinthians construiu um placar de 8 x 0. Nesse jogo, Adriana (2), Pardal, Millene, Grazi, Gabi Zanotti, Cacau e Katiuscia anotaram seus gols.

Foto: Corinthians
Foto: Divulgação/Corinthians

Por outro lado, na segunda goleada, foi a vez das meninas do Sport anotarem outro 8 x 0 sobre o Pinheirense. O jogo valeu pela 5ª rodada da competição, dessa vez na Ilha do Retiro. Nesse jogo, contudo, os gols foram pelas leoas Bea, que marcou cinco vezes na oportunidade, Regi, Ottilia e Mica

Foto: Sport Club do Recife
Foto: Divulgação/Sport Club do Recife

2019: Flamengo x Vitória das Tabocas

No 7º ano do Brasileirão, as responsáveis pela maior goleada da temporada foram as rubro-negras. O Flamengo recebeu o Tricolor das Tabocas no Estádio Los Larios e goleou o time visitante, fechando um placar de 10 x 0. O jogo valeu pela 2ª rodada do campeonato. Com efeito, nesse “passeio” das meninas da Gávea, os gols saíram dos pés de Raiza (3), Flávia, Rafaella (2), Danyelle (2) e, enfim, Pamela

Foto: Divulgação/Flamengo
Foto: Divulgação/Flamengo

Brasileirão 2020: Avaí/Kindermann x Audax e Internacional x Audax

Finalmente, na última temporada do Campeonato Brasileiro A1, Avaí/Kindermann e o Internacional foram os maiores goleadores. A vítima de ambos? O mesmo Audax. O placar? Também o mesmo, 9 x 0. No primeiro jogo, o Kindermann recebeu o Audax no Estádio Carlos Alberto Costa Neves, pela 8ª rodada da primeira fase da competição. Os gols foram de Catyellen, Lelê (3), Duda (2), Camila, Carla e Suzana.

Foto: Andrielli Zambonin/Avaí/Kindermann
Foto: Andrielli Zambonin/Avaí/Kindermann

Em seguida, da mesma forma, foi a vez do Internacional repetir o placar sobre as “Audaxciosas”. Dessa vez, na 14ª rodada, o jogo aconteceu no SESC Campestre, em Porto Alegre. Isadora, Jhe (2), Gabriela, Byanca Brasil, Mafe, Lay (2) e Julia foram as autoras dos gols.

Foto: Mariana Capra/Internacional
Foto: Mariana Capra/Internacional

Foto destaque: Reprodução/CBF

Laisa Rodrigues
Sou atleta de sofá, corneteira, palmeirense apaixonada e jornalista em formação.

Artigos Relacionados