Enquanto o campeonato já existe desde 1950 na modalidade masculina, as mulheres começaram a dar seus primeiros passos (passes, dribles e gols) em . Antes disso, a única competição nacional que contemplava o futebol feminino era a Copa do Brasil que, entretanto, acabou em 2016. Desde sua criação, o Brasileirão Feminino, orquestrado por nossas atletas, já vivenciou jogos e marcos históricos. Hoje, então, iremos relembrar as maiores goleadas de cada edição da elite do maior campeonato nacional.
Índice
- 1 Brasileirão 2013: Tiradentes x Viana
- 2 2014: Ferroviária x Pinheirense
- 3 2015: Centro Olímpico x Duque de Caxias
- 4 2016: São José-SP x Vitória
- 5 Brasileirão 2017: Corinthians X São Francisco
- 6 2018: Corinthians x Pinheirense e Sport x Pinheirense
- 7 2019: Flamengo x Vitória das Tabocas
- 8 Brasileirão 2020: Avaí/Kindermann x Audax e Internacional x Audax
Brasileirão 2013: Tiradentes x Viana
No 1º ano da competição, o Estádio Lindolfo Monteiro, conhecido como Lidolfinho, foi o palco da primeira maior goleada do campeonato. O jogo aconteceu no dia 21 de setembro, ainda na 1ª rodada. Na ocasião, portanto, o Tiradentes-PI venceu o Viana pelo placar de 11 x 1. Quem assinou os gols foram as jogadoras Rayssa (3), Leiliane (2), Ana Maria (2), Eliene, Bel (2) e Alice. Em contrapartida, o gol da equipe visitante foi marcado por Venina.

2014: Ferroviária x Pinheirense
Na 3ª rodada do ano seguinte, as equipes do grupo seis da competição deram um show. A saber, a Fonte Luminosa foi o chão que abrigou a maior goleada do Brasileirão até agora. Nesse jogo, a Ferrinha goleou o Pinheirense por 16 x 1. Os nomes dos gols da Ferroviária foram então: Rafinha (2), Raquel (8), Nene (3), Paula (2) e Pat. Já pelo lado Pinheirense, Pingo marcou o gol de honra.

2015: Centro Olímpico x Duque de Caxias
Em 2015, no dia 20 de setembro, a chuva de gols foi no Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco. O “Rochdalão” viu, na 4° rodada do campeonato, o Centro Olímpico fazer 13 x 0 contra as visitantes de Caxias. Gabi Nunes, jogadora que desde sempre mostrou sua intimidade com as redes, marcou cinco tentos nesse jogo. Byanca Brasil (3), Gabi Morais (2), Patrícia e, enfim, Valdinea foram os nomes dos demais.

2016: São José-SP x Vitória
No quarto ano da competição, as donas da goleada foram as meninas da Águia. O São José construiu um placar de 8 x 1 na equipe do Vitória. O jogo aconteceu na 3ª rodada do Brasileirão, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. Na ocasião, Ludmila foi o nome do jogo, marcando três gols. Os demais foram assinados por Rita Bove (2), Yasmin, Neném e, por fim, Gabi Portilho. O gol da equipe baiana, por outro lado, foi marcado por Evelyn.

Brasileirão 2017: Corinthians X São Francisco
Em 2017 o Timão foi o dono da maior goleada da temporada. O jogo anterior do time da casa havia sido uma vitória inacreditável no Paulistão, quando fez 22 X 0 no Centro Olímpico. Pela 14ª rodada do Brasileirão, contudo, o Corinthians enfiou 10 gols na rede do São Francisco, que não conseguiu marcar na Arena Barueri.
O placar ficou em 10 x 0. As jogadoras responsáveis pelos gols foram Tamires, Byanca Brasil (3), Fabi, Jucinara, Gabi Nunes (2), Ingrid e Nene. Como resultado, após o placar impressionante, o Timão se classificou para as quartas de final.

2018: Corinthians x Pinheirense e Sport x Pinheirense
2018 definitivamente não foi o ano do Pinheirense. Posto que, em duas rodadas seguidas e por equipes distintas, o clube paraense foi goleado. O primeiro jogo aconteceu no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, onde o Corinthians construiu um placar de 8 x 0. Nesse jogo, Adriana (2), Pardal, Millene, Grazi, Gabi Zanotti, Cacau e Katiuscia anotaram seus gols.
Por outro lado, na segunda goleada, foi a vez das meninas do Sport anotarem outro 8 x 0 sobre o Pinheirense. O jogo valeu pela 5ª rodada da competição, dessa vez na Ilha do Retiro. Nesse jogo, contudo, os gols foram pelas leoas Bea, que marcou cinco vezes na oportunidade, Regi, Ottilia e Mica.
2019: Flamengo x Vitória das Tabocas
No 7º ano do Brasileirão, as responsáveis pela maior goleada da temporada foram as rubro-negras. O Flamengo recebeu o Tricolor das Tabocas no Estádio Los Larios e goleou o time visitante, fechando um placar de 10 x 0. O jogo valeu pela 2ª rodada do campeonato. Com efeito, nesse “passeio” das meninas da Gávea, os gols saíram dos pés de Raiza (3), Flávia, Rafaella (2), Danyelle (2) e, enfim, Pamela.
Brasileirão 2020: Avaí/Kindermann x Audax e Internacional x Audax
Finalmente, na última temporada do Campeonato Brasileiro A1, Avaí/Kindermann e o Internacional foram os maiores goleadores. A vítima de ambos? O mesmo Audax. O placar? Também o mesmo, 9 x 0. No primeiro jogo, o Kindermann recebeu o Audax no Estádio Carlos Alberto Costa Neves, pela 8ª rodada da primeira fase da competição. Os gols foram de Catyellen, Lelê (3), Duda (2), Camila, Carla e Suzana.
Em seguida, da mesma forma, foi a vez do Internacional repetir o placar sobre as “Audaxciosas”. Dessa vez, na 14ª rodada, o jogo aconteceu no SESC Campestre, em Porto Alegre. Isadora, Jhe (2), Gabriela, Byanca Brasil, Mafe, Lay (2) e Julia foram as autoras dos gols.
Foto destaque: Reprodução/CBF