Depois de sofrer duas derrotas consecutivas, para Goiás e Athletico-PR, o Botafogo conseguiu reabilitação e fez as pazes com a vitória. No último sábado (20), em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Glorioso bateu o Fluminense, por 1 x 0, no Nilton Santos, e se manteve na liderança do certame. Após a partida, Luís Castro, técnico do Alvinegro, concedeu entrevista coletiva e comentou sobre os objetivos do time na temporada. Segundo o português, o clube não irá priorizar nenhuma competição, e buscará os melhores resultados nas três frentes (Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana).
“Quem estiver bem vai para o jogo. Não faz sentido priorizar competições em um clube grande como o Botafogo. Se queremos ser grandes não podemos fingir que somos grandes. Ou somos ou não somos. Há algo decisivo no nosso caminho: todos têm de entender que somos grandes. Então, temos de tratar o dia a dia como tal. Clube grande (…) todas as competições são importantes”, pontuou Luís Castro.
Deitado no gramado FIFA Quality PRO, Victor Cuesta marca e Fogão vence o Fluminense por 1 a 0. LÍDER! 🔥🚀 #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/Tbp2ibllXm
— Botafogo F.R. (@Botafogo) May 20, 2023
Situação do Botafogo nas competições
Com a vitória sobre o Fluminense, o Botafogo chegou aos 18 pontos conquistados e se manteve na liderança isolada do Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, o Glorioso foi derrotado por 3 x 2, para o Athletico-PR, em Curitiba, no jogo de ida das oitavas de final do mata-mata nacional. A partida de volta está marcada para o dia 31 de maio, às 21h30 (horário de Brasília), no Nilton Santos. Para garantir a classificação no tempo normal, os cariocas precisam de um triunfo por dois ou mais gols de diferença.
Por fim, na Copa Sul-Americana, o Botafogo também tem boas perspectivas. O time de Luís Castro é o vice-líder do Grupo A, com cinco pontos ganhos, atrás apenas da LDU, que tem sete. O próximo compromisso do Alvinegro, inclusive, é pelo torneio continental. Nesta quinta-feira (25), a partir das 21h (horário de Brasília), o Glorioso encara o César Vallejo, no Estádio Mansiche, no Peru.