Brasil amarga sequência muito ruim contra seleções africanas; saiba mais

O Brasil foi novamente derrotado em compromissos oficiais pós-Copa do Mundo. O revés da vez foi para a seleção de Senegal, que venceu pelo placar de 4 x 2 em partida realizada na tarde desta terça-feira no Estádio José Alvalade, em Lisboa. A Canarinho saiu na frente com Lucas Paquetá logo aos 10′ do primeiro tempo. Porém, ainda na etapa inicial, Diallo empatou o jogo.

No segundo tempo, o time africano virou o jogo após gol contra de Marquinhos, e ampliou o marcador com um golaço de Sadio Mané. Marquinhos se redimiu e descontou para a Seleção Brasileira, porém, no último lance do jogo, Ederson cometeu pênalti, convertido por Mané, gol que deu números finais ao encontro, e concretizou a segunda derrota brasileira em três jogos, o time treinado pelo interino Ramon Menezes já havia sido superado pela seleção do Marrocos.

Nos últimos quatro jogos do selecionado brasileiro, todos os adversários foram seleções africanas, dos quais venceu um, por 4 x 1 diante de Guiné, e perdeu outros três. Ainda na Copa do Mundo, treinado por Tite, a Seleção Brasileira foi derrotada por Camarões, na última rodada da primeira fase pelo placar de 1 x 0, perdeu para o Marrocos no primeiro jogo oficial pós-Copa e nesta terça-feira, superada por Senegal. Inclusive, o time brasileiro nunca venceu os senegaleses, em dois jogos, uma derrota e um empate, em 2019, pelo placar de 1 x 1.

Nos últimos quatro jogos contra africanos, a Seleção Brasileira marcou sete gols, e sofreu oito gols, média de dois por jogo, e marcou sete, ficando com saldo negativo de um gol. Por conta da confirmação de que Carlo Ancelotti será o novo treinador do Brasil em 2024, muita coisa deve ser consertada em pouco mais de seis meses, para que o risco de ficar de fora da Copa do Mundo em 2026 não fique ainda maior.

Retrospecto do Brasil contra seleções africanas

Apesar do momento desfavorável, ao longo da história o retrospecto é muito favorável à Seleção Canarinho quando enfrentou seleções do continente africano. Ao todo, a Seleção Brasileira disputou 43 jogos com 37 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Até 2019, eram 34 vitórias e uma derrota em 35 jogos (com 97% aproveitamento). Desde então são três vitórias, dois empates e três derrotas em oito jogos (um aproveitamento de 46%).

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.