Brasil: 5 seleções que mais caíram no mesmo grupo da Amarelinha

Nesta sexta-feira (1), a FIFA realiza o sorteio dos grupos da Copa do Mundo deste ano, que acontece entre novembro e dezembro. Assim, a ansiedade para saber os primeiros adversários do Brasil invade o coração de todos os torcedores. Muitos estão simulando o evento em seus grupos de WhatsApp para ver se acertam as chaves. Portanto, tendo em vista esse momento de euforia, trago nesta coluna um top 5 de seleções que mais enfrentaram a Seleção Brasileira em fase de grupos na história das Copas.

Seleções que mais encararam o Brasil na fase de grupos das Copas

5º lugar: Espanha

Brasil
Brasil x Espanha em 1986 (Foto: Billy Stickland / Getty Images)

Em quinto lugar, temos a Espanha que enfrentou o Brasil três vezes na fase de grupos da Copa do Mundo. A primeira vez aconteceu em 1962, edição em que a Seleção Brasileira se sagrou campeã mundial, e bateu os espanhóis por 2 x 1 com os dois gols de Amarildo. Em seguida, duelaram também na primeira fase na edição de 1978, mas dessa vez empataram em 0 x 0. Por fim, em 1986, a Amarelinha voltou a superar La Roja, dessa vez por 1 x 0, gol marcado por Sócrates.

4º lugar: Suécia

Brasil
Brasil x Suécia em 1994 (Foto: Reprodução / Footure)

Suécia também esteve no caminho do Brasil na fase de grupo das Copas por três vezes. Porém, esta mais recente, empatou em 1 x 1 na edição de 1994, ano em que a Amarelinha ergueu o tetra. Além disso, também se encararam na anterior, em 1990, quando a Canarinho ganhou de 2 x 1, com dois gols de Careca. Por fim, a primeira vez que se encontraram nestas condições foi em 1978, e mais um empate em 1 x 1. Reinaldo marcou em 78, e Romário balançou as redes em 94.

3º lugar: Costa Rica

Brasil
Brasil x Costa Rica em 2018 (Foto: REUTERS / Max Rossi)

Outra que entrou no caminho do Brasil três vezes também foi a Costa Rica. Aliás, na última Copa do Mundo, em 2018, estiveram juntos no Grupo E. Assim, a Seleção Brasileira ganhou por 2 x 0, com gols de Philippe CoutinhoNeymar. Além disso, em 2002, quando a Canarinho conquistou a última taça, há 20 anos, também se enfrentaram, e deu nós de novo, com direito a uma goleada de 5 x 2. Ronaldo (duas vezes), EdmílsonRivaldoJúnior balançaram as redes costarriquenhas.

Por fim, em 1990, ano em que BrasilCosta Rica se enfrentaram pela primeira vez numa fase de grupos de Copa do Mundo, também deu nós. A saber, Muller marcou, e ganhamos de 1 x 0 dos costarriquenhos.

2º lugar: Escócia

Brasil: 5 seleções que mais caíram no mesmo grupo da Amarelinha
Brasil x Escócia em 1998 (Foto: Divulgação / BBC)

A segunda colocada nessa lista é a Escócia, que enfrentou o Brasil em fase de grupos de Copa em quatro oportunidades. A saber, a primeira vez foi em 1974, quando ficaram no 0 x 0. Em seguida, duelaram de novo na edição de 1982, e a Seleção Brasileira passeou com uma goleada de 4 x 1, gols marcados por ZicoOscarÉderFalcão. Depois, voltaram a competir em 1990, e a Canarinho ganhou de novo, por 1 x 0, e Muller balançou as redes. Por fim, em 1998, mais uma vitória da Amarelinha, por 2 x 1, gols de César SampaioBoyd (contra).

1º lugar: México enfrentou o Brasil quatro vezes

Brasil: 5 seleções que mais caíram no mesmo grupo da Amarelinha
Brasil x México em 2014 (Foto: Divulgação / AFP)

Por fim, a seleção que mais enfrentou o Brasil em fase de grupos de Copa foi o México. Está certo que empatado com a Escócia, com quatro oportunidades. Mas, sua última aparição foi mais recente. A saber, em 2014, ambos estavam juntos no Grupo A, e o jogo acabou em 0 x 0, com mais uma grande atuação do goleiro Ochoa.

No entanto, em 1962 não existia Ochoa para salvar os mexicanos, e o Brasil venceu por 2 x 0, gols marcados por ZagalloPelé. Além disso, em 1954, haviam se enfrentado outra vez, e nós vencemos por acachapantes 5 x 0, gols marcados por: Pinga (duas vezes), DidiBaltazarJulinho. Por fim, a primeira vez que se enfrentam em grupo de Copa foi em 1950, e a Canarinho goleou de novo, por 4 x 0, e Ademir (duas vezes), JairBaltazar balançaram as redes.

Aliás, duas curiosidades sobre o México: primeiro, nunca marcaram gols no Brasil em Copas do Mundo; segundo, estiveram no mesmo grupo da Seleção Brasileira nas duas Copas realizadas no Brasil, em 1950 e 2014.

Caian Oliveira

Caian Oliveira

Minha paixão sempre foi o futebol. Mas, nunca sonhei em ser jogador. Não, meu sonho de moleque era levar o futebol às pessoas através da Comunicação. E aqui estou, realizando meu sonho.