Botafogo: Lúcio Flávio como técnico principal agrada elenco e torcida: ‘apoio total’

Auxiliar técnico será o comandante nas próximas partidas do Botafogo e tem apoio de elenco e torcida

A situação do técnico Bruno Lage no comando do Botafogo ficou insustentável com torcida e elenco, sendo demitido pela direção da SAF na última terça-feira (3) após gigante queda de desempenho. Quem assumirá interinamente o clube carioca é o auxiliar Lúcio Flávio, com Joel Carli como assistente técnico, ambos de bom relacionamento com os jogadores botafoguenses. Para empurrar a equipe no restante Campeonato Brasileiro, torcedores nas redes sociais prestaram apoio total à escolha da nova comissão técnica.

Segundo publicou o GE, os jogadores pediram para que Joel Carli fizesse parte da comissão técnica. O ex-zagueiro se aposentou em junho desse ano, sendo, naquele momento, um dos líderes do elenco. Antes da função atual, estava trabalhando nas categorias de base e se capacitando em cursos de gestão. No caso de Lúcio Flávio, no clube desde 2020 na função de auxiliar fixo, ele conhece o grupo e teve papel essencial no período de Cláudio Caçapa, que ficou entre as mudanças de Luís Castro e Bruno Lage.

Além do elenco, a dupla tem o suporte dos torcedores na rede social X, o antigo Twitter. “Apoio total”, “Seremos campeões”, “Entrarão para história”, são algumas das frases dias pelos botafoguenses para mostrar a confiança na nova comissão técnica, que estará na partida contra o Fluminense, neste domingo (8), e ainda não se sabe se continuará com a equipe.

Lúcio Flávio já comandou Botafogo em outros momentos

Essa não será a primeira oportunidade de Lúcio Flávio como técnico principal do Botafogo. Nesse ano, inclusive, ele esteve à beira do campo na primeira partida do Campeonato Carioca, quando o elenco principal e Luis Castro estavam em pré-temporada. Na ocasião, com a equipe alternativa, o Glorioso perdeu por 1 x 0 para o Audax.

No ano passado, ele teve seu maior período a frente do clube. Ederson Moreira havia sido demitido com a chegada da SAF e Lúcio comandou a equipe em oito partidas do estadual, levando até às semifinais, caindo apenas para o Fluminense, com gol no último minuto.

A primeira oportunidade para atuar como interino desde que começou a integrar a comissão técnica fixa foi no fim do Brasileirão de 2020, disputado até fevereiro do ano seguinte pela paralisação por conta da pandemia. Foram quatro partidas, com uma vitória e três derrotas.

Vale destacar que, como jogador, Lúcio Flávio foi um dos principais atletas do Botafogo neste século, sendo o segundo maior artilheiro nesse período com 64 gols. No recorte do Brasileirão de pontos corridos, o ex-jogador é quem mais tem gols com a camisa alvinegra (28). Foram quase cinco anos, conquistando dois Campeonatos Cariocas e somando 239 jogos.

Número de Lúcio Flávio como técnico do Botafogo

  • 13 jogos, cinco vitórias, um empate e sete derrotas – 41% de aproveitamento – 19 gols marcados e 23 sofridos.

Próximos jogos do Botafogo

  • Fluminense x Botafogo – Brasileirão Série A – Maracanã, Rio de Janeiro – domingo (8), às 16h (horário de Brasília);
  • América-MG x Botafogo – Brasileirão Série A – Arena Independência, Belo Horizonte, Minas Gerais – quarta-feira (18), às 19h (horário de Brasília);
  • Botafogo x Athletico-PR – Brasileirão Série A – Nilton Santos, Rio de Janeiro – sábado (21), às 21h (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.