Botafogo, de Luís Castro, repercute em Portugal com a vitória contra o Corinthians; confira

Na última quinta-feira (11), no Estádio Nilton Santos, o Botafogo venceu o Corinthians por 3 x 0. Os gols do Glorioso foram marcados por Tiquinho Soares (2) e Eduardo. Com isso, o time carioca se isolou na liderança do Brasileirão, com cinco vitórias em cinco jogos, ou seja, 100% de aproveitamento até aqui.

O começo de temporada da equipe de Luís Castro não chama atenção somente no Brasil, mas também em Portugal, o país natal do treinador. Após a vitória e a concretização da liderança isolada, a imprensa portuguesa se rendeu ao trabalho do treinador luso no Fogão e exaltou o resultado — e a atuação — em seus três principais periódicos esportivos.

O jornal O Jogo classificou um Botafogo “imparável” e destacou que os autores dos gols já atuaram no Porto, um dos principais times do futebol português — Eduardo jogou no Dragão na temporada de 2013/14, enquanto Tiquinho atuou entre as temporadas de 16/17 e 19/20. Tal menção pode se justificar com o fato da origem do O Jogo ser no norte de Portugal, sediado na cidade do Porto.

Por outro lado, os jornais A BOLA e Record destacaram na liderança do Botafogo no Campeonato Brasileiro: o primeiro periódico comentou que o time carioca recuperou a liderança do Palmeiras, do também português Abel Ferreira. Por outro lado, o segundo jornal destacou a liderança conquistada “só com vitórias”, ou seja, com 100% de aproveitamento. Além disso, também pontuaram as passagens dos autores dos gols do Fogão pelo Campeonato Português.

 

Confira os resultados do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 2023

  • Botafogo 2 x 1 São Paulo
  • Bahia 1 x 2 Botafogo
  • Flamengo 2 x 3 Botafogo
  • Botafogo 2 x 0 Atlético-MG
  • Botafogo 3 x 0 Corinthians

Os números de Luís Castro no Botafogo

O treinador português estava no Al-Duhail, do Catar, antes de desembarcar no Botafogo. É a segunda temporada do lusitano sob comando do Glorioso. Em 2022, foram 55  jogos, 24 vitórias, 10 empates e 21 derrotas. Com isso, o português conquistou um aproveitamento de 49,7%. Também no ano passado, o clube parou nas semifinais do Campeonato Carioca, em 11º lugar no Campeonato Brasileiro e caiu para o América-MG, nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Em contrapartida, Luís Castro esteve à frente do Botafogo em 26 jogos até aqui, com 17 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Além disso, marcou 50 gols e sofreu apenas 18, sendo um dos melhores ataques do futebol brasileiro. O Fogão disputa a Copa Sul-Americana, o Brasileirão 2023, a Copa do Brasil. Já no Campeonato Carioca, a Estrela Solitária conquistou a Taça Rio, contra o Audax-RJ.
Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.