Botafogo conta com ‘trunfo’ para tentar virada e classificação na Copa do Brasil

Na noite desta quarta-feira (31), Botafogo x Athletico-PR se enfrentam no Rio de Janeiro, em duelo válido pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Com a derrota por 3 x 2 na partida de ida, disputada na Arena da Baixada, o Glorioso terá que vencer por pelo menos dois gols de diferença se quiser assegurar a vaga rumo à próxima fase do mata-mata nacional. E para alcançar tal feito, o time do técnico Luís Castro conta com um ‘trunfo' importante: o novo gramado do Estádio Nilton Santos.

Desde que o estádio foi reaberto, após a colocação de grama sintética, o Botafogo não sabe o que é derrota. O primeiro jogo aconteceu na rodada de estreia do Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo. De lá para cá, ao todo foram realizadas oito partidas, com sete vitórias e um empate em três competições diferentes: Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Sul-Americana, totalizando um aproveitamento de 87,5%. Neste período, o Glorioso marcou 16 gols e sofreu apenas um.

Relembre as vítimas do Botafogo no Nilton Santos

Além do São Paulo, o Botafogo enfrentou e venceu as seguintes equipes no Nilton Santos após a colocação do gramado sintético: César Vallejo, Ypiranga, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense e América-MG. Apenas diante da LDU, o Glorioso não conseguiu o triunfo.

Confira os jogos

  • Botafogo 2 x 1 São Paulo
  • Botafogo 4 x 0 César Vallejo
  • Botafogo 2 x 0 Ypiranga-RS
  • Botafogo 0 x 0 LDU-EQU
  • Botafogo 2 x 0 Atlético-MG
  • Botafogo 3 x 0 Corinthians
  • Botafogo 1 x 0 Fluminense
  • Botafogo 2 x 0 América-MG

Antes da reabertura do Nilton Santos, o Botafogo atuou como mandante no Mané Garrincha, Kléber Andrade, Luso-Brasileiro e em Volta Redonda. O rendimento do time é bem diferente e cai drasticamente. Nesse ínterim, o Alvinegro obteve cinco vitórias, três empates e uma derrota, o que dá um aproveitamento de 55%.

Missão contra o Athletico-PR

Para garantir classificação rumo às quartas de final da Copa do Brasil, o Botafogo precisará de uma vitória por dois ou mais gols de diferença. Triunfo por um tento levará a decisão para os pênaltis. Qualquer outro resultado (empate ou vitória dos visitantes) dá a vaga ao Furacão.

Vale destacar que assim como o Botafogo, o Athletico-PR também faz uso de gramado sintético em sua casa. A Arena da Baixada inclusive é considerada por muitos como um dos estádios brasileiros mais hostis e difíceis de jogar. Dito isso, diferente de outras equipes, o Furacão está acostumado com ‘pisos' deste tipo e dificilmente terá problemas relacionados a isso durante a partida desta quarta (31). A bola rola logo mais, a partir das 21h30 (horário de Brasília).

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.