Botafogo amarga nova eliminação precoce e emenda 6ª temporada consecutiva sem avançar às quartas da Copa do Brasil

O Botafogo lutou, tentou, mas não conseguiu se classificar para as quartas de final da Copa do Brasil. Depois de ter perdido a partida de ida por 3 x 2, na Arena da Baixada, o Glorioso tinha a missão de vencer por dois gols de diferença o Athletico-PR, na última quarta-feira (31), no Nilton Santos. Os comandados do técnico Luís Castro triunfaram por 1 x 0 e levaram a decisão para os pênaltis. Na marca da cal, Bento, goleiro rubro-negro, brilhou e eliminou o Alvinegro, que mais uma vez decepcionou no mata-mata nacional.

Apesar da torcida alvinegra reconhecer o esforço do time e aplaudir os jogadores mesmo após a eliminação nos pênaltis, o Botafogo, que vem fazendo excelente 2023, decepcionou e amargou mais uma queda antes das quartas de final da Copa do Brasil. Esta foi a sexta temporada consecutiva que o Glorioso não conseguiu alcançar tal fase do mata-mata.

Relembre as eliminações recentes do Botafogo na Copa do Brasil

A última vez que o Botafogo conseguiu chegar até as quartas de final da Copa do Brasil foi em 2017. Naquele ano, o Glorioso foi eliminado pelo arquirrival Flamengo, na semifinal. Com gol de Diego Ribas, o Rubro-Negro venceu a partida de ida por 1 x 0, no Maracanã. No embate derradeiro, realizado no Nilton Santos, as duas equipes ficaram no 0 x 0 e o clube da Gávea ficou com a vaga para a grande decisão.

De 2018 para cá, como citado, o Botafogo amarga quedas ‘precoces' na Copa do Brasil. Se em 2023 o algoz foi o Athletico-PR, nos anos anteriores, América-MG, ABC, Cuiabá, Juventude e Aparecidense atormentaram a vida do Glorioso na competição.

Eliminações do Botafogo na Copa do Brasil (2018-2023)

  • 2018: Aparecidense (1ª fase)
  • 2019: Juventude (3ª fase)
  • 2020: Cuiabá (oitavas de final)
  • 2021: ABC (2ª fase)
  • 2022: América-MG (oitavas de final)
  • 2023: Athletico-PR (oitavas de final)

Botafogo busca volta por cima e foca em Brasileirão e Sul-Americana

Em virtude do desempenho recente do time na temporada, o Botafogo não contava com a eliminação para o Athletico-PR nas oitavas da Copa do Brasil. O Alvinegro agora junta os cacos da queda precoce e volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. Líder isolado do certame com 21 pontos ganhos, o Glorioso direciona suas forças para a competição mais importante do futebol nacional. Logo mais, às 18h30 (horário de Brasília) deste sábado (03), o time carioca encara novamente o Furacão, dessa vez na Arena da Baixada, pela 9ª rodada do torneio de pontos corridos.

Além do Brasileirão, o Botafogo também disputa e tem boas pretensões na Copa Sul-Americana. Líder do Grupo A com oito pontos conquistados, o Alvinegro busca garantir a 1ª colocação para se classificar às oitavas de final do mata-mata continental. O próximo compromisso pelo torneio está marcado para terça-feira (06). A partir das 23h (horário de Brasília), a equipe de Luís Castro enfrenta a LDU, no Estádio Casa Blanca, na temida altitude de Quito (Equador).

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.