Como de costume na temporada, o Botafogo fez a alegria de sua torcida nesta quarta-feira (2). Em jogo válido pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Glorioso venceu o Guaraní, de virada, por 2 a 1. Autor do gol da vitória alvinegra no Nilton Santos, Tiquinho Soares, artilheiro do clube em 2023, foi o mais celebrado entre os botafoguenses.
Já na reta final da partida, aos 42 minutos do segundo tempo, Júnior Santos foi derrubado dentro da área e o juiz marcou pênalti. Cobrador oficial do Botafogo, Tiquinho Soares não perdoou, estufou as redes dos paraguaios e garantiu o triunfo dos cariocas. Xodó da torcida alvinegra, o atacante foi ovacionado no Nilton Santos e recebeu juras de amor e idolatria nas redes sociais.
“Eu te amo Tiquinho”, “hoje teve gol do Tico”, “o melhor jogador do futebol brasileiro”, “eu amo esse homem” foram algumas das mensagens de botafoguense após o camisa 9 decidir mais um jogo para o Glorioso na temporada. Confira algumas reações:
Eu amo meu nove! 🫶🏻🫶🏻🫶🏻
— rapha carli 🇧🇷 (@RaphaelLim45) August 2, 2023
O MELHOR JOGADOR DO FUTEBOL BRASILEIRO
— William ≛≣ (@magalhaes_bfr) August 2, 2023
Não é atoa que eu comprei uma camisa com nome da lenda 🔥
— Ruan Felipe ★彡 (@ruanfelipinhoh1) August 3, 2023
Obg meu artilheiro te amooooo 🤍🖤🔥
— Jacqueline Francisco ★ミ (@Jacquelinen7310) August 2, 2023
Índice
Botafogo ‘dribla' cera e fura retranca paraguaia
Se engana quem acha que o jogo foi fácil para o Botafogo. Sensação do futebol brasileiro, o Glorioso encontrou dificuldades e foi castigado logo no início da partida. Aos três minutos do primeiro tempo, o ex-Vasco Raúl Caceres fez bela jogada pela direita, a defesa alvinegra bateu cabeça na marcação e Moreira ficou livre para cruzar. Dentro da área, Romeo Benítez só teve o trabalho de empurrar para as redes.
A remontada alvinegra se iniciou na etapa complementar. Com as entradas de Segovinha e Tiquinho Soares, o Botafogo teve melhora acentuada e passou a encurralar os paraguaios. Depois de pressionar e martelar muito a defesa adversária, o clube carioca chegou ao empate aos 19 minutos em chute de rara felicidade do lateral-esquerdo Hugo.
Além da retranca, o time do técnico Bruno Lage teve de superar a cera e o anti-jogo do Guaraní. Com a cabeça no lugar e a bola no chão, o Glorioso fez mais uma vítima no Nilton Santos. Como citado, graças a frieza e precisão de Tiquinho na marca da cal, o Alvinegro largou na frente no mata-mata continental.
Números de Tiquinho Soares na temporada
Principal nome do Botafogo na temporada, Tiquinho Soares apresenta números expressivos em 2023. Referência ofensiva do Glorioso, o camisa 9 já marcou 25 gols e concedeu sete assistências em 37 jogos disputados neste ano.
Aos 32 anos de idade, Tiquinho é o terceiro maior artilheiro do futebol brasileiro na atual temporada, atrás apenas de Germán Cano e Pedro. O argentino do Fluminense tem 28 gols feitos, enquanto o atacante do Flamengo acumula 26 bolas na rede.
O que o Botafogo precisa para se classificar na Sul-Americana?
Apesar da empolgação com a vitória de virada sobre o Guaraní, é importante salientar que o Botafogo conquistou vantagem mínima no confronto. Qualquer empate classifica o Alvinegro no Paraguai. No entanto, caso perca por um gol de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis.
Guaraní x Botafogo voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (9), às 19h (horário de Brasília), no histórico Estádio Defensores del Chaco, localizado na cidade de Assunção, no Paraguai.
Próximos jogos do Botafogo
- Cruzeiro x Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro – Mineirão – domingo (6/8), às 18h30 (horário de Brasília)
- Guaraní x Botafogo, pela Copa Sul-Americana (oitavas de final – volta) – Estádio Defensores del Chaco – quarta-feira (9/8), às 19h (horário de Brasília)
- Botafogo x Internacional, pelo Campeonato Brasileiro – Nilton Santos – sábado (12/8), às 21h (horário de Brasília)