A fase do Corinthians não é nada boa em 2023. A última vitória do time na temporada foi diante do Cruzeiro, pelo placar de 2 x 1, ainda pela estreia do Campeonato Brasileiro, sob o comando de Fernando Lázaro. De lá para cá, muita coisa aconteceu. Fernando acabou deixando o cargo de treinador após derrota para o Argentinos Juniors pela 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores, e o clima pelos lados de Parque São Jorge só piorou. Com o anúncio da vinda de Cuca para assumir o comando técnico do Timão, a torcida corintiana foi às redes sociais pedir o desligamento do treinador, que foi condenado por estupro na Suíça em 1989.
Com a intensa pressão pela saída do técnico, o próprio Cuca pediu para sair, o que fez com que a diretoria do Corinthians, que não parece muito segura com as decisões que toma, dentro e fora do campo, ir atrás de outro nome o mais rápido possível. E Vanderlei Luxemburgo, experiente treinador, que teve duas passagens pelo Timão, em 1998 e 2001, foi o escolhido para comandar o time no restante da temporada. Porém, ao invés de evoluir em campo, a equipe continua com alguns problemas, e os resultados continuam a escapar, o que tem irritado cada vez mais a Fiel Torcida, que nas redes sociais já anunciam que os protestos a partir de agora, principalmente após mais uma derrota no Brasileirão, dessa vez para o Botafogo pelo placar de 3 x 0 na última quinta-feira (11), serão ainda mais intensos.
Não bastassem os resultados em campo, administrativamente o clube também vai mal, e foi condenado a pagar nada mais nada menos do que R$11 milhões de reais para Jádson, ex-meia que teve passagem muito vitoriosa pelo Corinthians entre 2015 e 2020, mas que tinha ainda mais um ano de contrato com o Alvinegro.
Por conta da quebra do acordo, a Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF sentenciou o Corinthians a pagar o valor, e caso isso não aconteça, o Timão poderá sofrer inúmeras sanções, entre elas, o bloqueio de repasses de valores referentes às premiações da CBF, como a classificação para as próximas fases da Copa do Brasil, por exemplo, além de ficar proibido de registrar novos atletas, em um período entre seis meses e dois anos, o que poderia inibir a possibilidade de contratar novos jogadores na janela de transferências do próximo mês de julho.
A Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF condenou o Corinthians a pagar cerca de R$ 11 milhões ao ex-meia Jadson em até 15 dias.
Caso não cumpra a decisão, o Timão pode ter sanções como o bloqueio de repasses ou premiações da CBF ou até a proibição de registrar novos… pic.twitter.com/Pj4JnUhAdS
— Goleada Info (@goleada_info) May 12, 2023
Corinthians ainda pode recorrer da decisão proferida pela CNRD
O departamento jurídico do Timão poderá recorrer da decisão mediante apresentação de recurso junto ao Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) para verificar a possibilidade de negociação do valor, o que impediria que o clube ficasse impossibilitado de contratar novas peças, o que neste momento é uma das grandes necessidades do time, que precisa de reforços para reforçar o elenco, que a cada jogo que passa, se mostra mais limitado.
Com a lesão de Renato Augusto, meio-campista que vinha sendo o melhor jogador do time na temporada, o Corinthians tem sentido a falta de um jogador para armar as jogadas, e tem dependido muito das boas atuações do atacante Róger Guedes para conseguir os resultados. Além disso, boa parte do elenco, inclusive do time titular, tem a idade avançada, o que reflete na capacidade física do time ao longo das partidas. Com equipes mais coesas neste sentido, como o Botafogo, Palmeiras, Fortaleza e Fluminense, resta ao Timão se reorganizar e se planejar para contratar algumas peças pontuais, para se manter competitivo, e não correr riscos desnecessários até o final de 2023.
Em meio a toda esta turbulência, o Corinthians se prepara para mais um desafio complicado no Campeonato Brasileiro. Na 16ª colocação da competição, apenas uma posição acima da zona de rebaixamento, o Alvinegro de Parque São Jorge enfrenta o São Paulo, no Clássico Majestoso, neste domingo (14) às 16h, na Neo Química Arena, e precisa da vitória para se reabilitar na competição, e começar a somar pontos para se aproximar das zonas de classificação para a Sul-Americana, ou da Copa Libertadores. Vale lembrar que o Tricolor Paulista nunca venceu o Timão jogando em Itaquera.