O Boca Juniors não faz uma boa temporada em 2023. O time é apenas o 9º colocado no Campeonato Argentino, e não vai tão bem assim na Libertadores. A equipe Xeneize, apesar de liderar seu grupo com sete pontos ganhos, ao lado do surpreendente Deportivo Pereira, da Colômbia, não apresenta um bom futebol e desagrada seu torcedor, que impaciente, cobra por melhorias e pede a saída do técnico Jorge Almirón do cargo. Na última rodada do campeonato nacional, o time de Buenos Aires venceu o Tigre por 1 x 0, e voltou a vencer na temporada.
A equipe do Boca Juniors volta ao campo nesta quinta-feira (1), quando enfrentará o time do Arsenal de Sarandí, fora de casa, pela 19ª rodada do Campeonato Argentino. Em seguida, o time Xeneize enfrenta o Colo-Colo, do Chile, na La Bombonera, pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Uma vitória diante do time Mapuche, pode colocar os argentinos na próxima fase da competição. O momento do time em campo não é lá dos melhores, e fora dele, a diretoria do clube precisa se preocupar com uma grave punição que tomou da Conmebol por conta dos ocorridos na edição da temporada passada da Libertadores.
Na fase oitavas de final da competição em 2022, o adversário do Boca Juniors foi o Corinthians, que denunciou atos racistas cometidos pelo torcedor argentino no jogo realizado na Argentina, e que culminou com a classificação do Timão nos pênaltis. O clube Xeneize até entrou com recurso para reverter o resultado da ação, que culminou com a condenação do Boca em pagar 100 mil dólares em multa, o que foi negado pelo Tribunal Arbitral do Esporte. No jogo de ida, na Neo Química Arena um torcedor foi preso pelo mesmo comportamento e o clube argentino foi condenado a pagar outra multa, só que de valor menor, cerca de 30 mil dólares.
TAS mantém multa pesada ao Boca Juniors por atos racistas contra o Corin… https://t.co/PcJSsN7m94 via @YouTube
— Thaffarel Nunez (@thaffareljorn) May 31, 2023
Além do Boca Juniors, Racing também é punido por atos racistas
Recentemente, o Racing, outro time argentino foi condenado a pagar a mesma multa de 100 mil dólares por conta do deplorável comportamento de sua torcida. Na partida contra o Flamengo, pela fase de grupos da edição deste ano, torcedores do time de Alvellaneda foram flagrados ofendendo de forma racista os jogadores do Mengão.
O que foi prontamente punido pela entidade máxima do futebol na América do Sul, que tem punido de forma mais rigorosa esse tipo de atitude, e tem avisado os clubes que em casos de reincidência vai aumentar as punições para que casos como estes não continuem, ou diminuam de forma considerável.