Jogando fora de casa, na cidade de Santa Cruz de la Sierra na Bolívia, o Santos venceu o seu primeiro desafio na Copa Sul-Americana 2023. O Peixe sofreu para bater o Blooming pelo placar de 1 x 0, com um gol marcado no finalzinho da partida.
O gol do Santos foi anotado aos 52 minutos da etapa complementar com o zagueiro Eduardo Bauermann. Sem apresentar nada de muito novo em relação ao time que disputou o Paulistão, o Peixe respirou aliviado com os três pontos conquistados fora de casa na competição continental.
Índice
Assista aos melhores momentos de Blooming x Santos
1º tempo: sonolento e com Santos muito abaixo do esperado
Quem esperava um bom futebol do Peixe diante do penúltimo colocado do Campeonato Boliviano, se decepcionou amargamente. O Santos, mesmo após um mês de preparação depois que foi eliminado ainda na primeira fase do Paulistão, não demonstrou evolução alguma e fez um péssimo primeiro tempo.
Escalados para jogar pelos lados do campo, Lucas Lima e Ivonei pouco se aproximavam dos meias, o que dificultava e muito a criação de jogadas. Por conta disso, o atacante de referência, Marcos Leonardo, precisou sair diversas vezes da área para receber a bola ou participar jogo, já que a bola pouco chegava à área do time boliviano.
Praticamente nenhuma chance foi criada, e o placar zerado ao fim do primeiro tempo representou bem a apatia dos dois times em campo, principalmente do Santos.
2º tempo: Bauermann sobe alto e salva o Peixe de resultado ruim
A etapa complementar não mudou muito em relação ao primeiro tempo. O Santos ainda tinha muita dificuldade para criar alguma coisa. Porém, a sorte do Alvinegro Praiano começou a mudar quando o goleiro Uraezaña saiu da área e fez falta em Marcos Leonardo. Após consulta de mais de dez minutos no VAR, o arqueiro acabou expulso.
Com um jogador a mais o Santos começou a aproveitar mais os espaços em campo e criou algumas oportunidades para abrir o marcador. Após chute de Felipe Jonatan e cabeçada de Marcos Leonardo, o Peixe começava a dominar a partida, mas parava em uma atuação inspirada do goleiro reserva do Blooming, Gutiérrez.
Para colocar o time ainda mais no ataque em busca do gol, o técnico Odair Hellmann colocou em campo Ângelo, Miguelito e Daniel Ruiz. Em cobrança de escanteio do colombiano, aos 52′ da etapa final, Bauermann subiu mais alto que toda a defesa boliviana para fazer o gol da vitória e do alívio santista.
A thread da estreia santista na #Sudamericana! pic.twitter.com/2jUCPZj6ZG
— Santos FC (@SantosFC) April 5, 2023
Blooming x Santos – E agora?
Com os primeiros três pontos na chave garantidos, o Peixe foca seus esforços na 3ª fase da Copa do Brasil. O Alvinegro Praiano volta à campo na próxima terça-feira (11), para enfrentar o Botafogo-SP pelo jogo de ida, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
Já o Blooming volta a campo no próximo sábado(8), às 21h (horário de Brasília), diante do Real Santa Cruz, pela 8ª rodada do Campeonato Boliviano 2023.
Foto destaque: divulgação/Santos FC