Barroca retorna ao Avaí e tem dois desafios para livrar o clube do rebaixamento à Série C

Depois de demitir Gustavo Morínigo, o Avaí agiu rápido e já anunciou a contratação de seu novo técnico. Trata-se de Eduardo Barroca, que irá para sua 2ª passagem no clube. Em 2022 ele comandou o Leão na Série A e agora chega para buscar a recuperação do time na Série B do Campeonato Brasileiro.

Atual vice-lanterna da Série B, com apenas 11 pontos conquistados, o Avaí atravessa péssimo momento na temporada e luta para não ser rebaixado à 3ª divisão. A missão de Barroca não será nada fácil. E para conseguir tirar o Leão desta situação, o novo comandante terá de ter aproveitamento muito superior ao de seus antecessores: Morínigo e Alex. Além disso, precisará ser bem melhor do que foi em sua 1ª passagem no clube.

Números de Morínigo e Alex no Avaí

Antes de Gustavo Barroca, dois treinadores estiveram à frente do Avaí nesta temporada. O clube iniciou o ano com Alex. O ex-camisa 10 teve sua primeira experiência como técnico profissional e não foi nada bem. Em 18 jogos comandando a equipe catarinense, o ídolo do Cruzeiro e do Palmeiras obteve seis derrotas, três empates e amargou nove derrotas, totalizando um aproveitamento de apenas 38%. No período, o Leão marcou 22 gols e sofreu 25.

Após queda do Avaí nas quartas de final do Campeonato Catarinense e péssimo começo do time na Série B do Brasileirão, Alex foi demitido. O paraguaio Gustavo Morínigo chegou ao clube e também não deu jeito no Leão. Foram apenas nove partidas dirigindo a equipe, com nenhuma vitória, cinco empates e quatro derrotas (18% de aproveitamento). Em sua passagem, o Avaí fez cinco gols e levou 11.

Barroca retorna ao Avaí e tem dois desafios para livrar o clube do rebaixamento à Série C
Números de Gustavo Morínigo e Alex à frente do Avaí (Sofascore)

Números de Barroca na 1ª passagem também não empolgam

Como citado, Eduardo Barroca já dirigiu o Avaí anteriormente e esta será a 2ª passagem do técnico no clube catarinense. Entre fevereiro e setembro de 2022, o treinador dirigiu o Leão em 34 jogos, obteve oito vitórias, 10 empates e 16 derrotas, tendo um aproveitamento de 33%. Neste recorte, a equipe balançou as redes 34 vezes e sofreu 49 tentos.

Barroca retorna ao Avaí e tem dois desafios para livrar o clube do rebaixamento à Série C
Números da 1ª passagem de Eduardo Barroca no Avaí (Sofascore)

Antes de retornar ao Avaí, Barroca comandou Bahia e Ceará. No Tricolor de Aço, fez boa campanha na Série B e conseguiu o acesso do clube rumo à Série A em 2022. Já no Vovô, o treinador conquistou a Copa do Nordeste deste ano.

Junto de Barroca, chegam os auxiliares Felipe Lucena e Anthoni Santoro no Avaí. O novo técnico concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (3), na Ressacada, e já comandou as atividades com o elenco no período da tarde, visando o confronto diante da Ponte Preta, no sábado (8). A situação do clube catarinense na competição é delicada e a equipe não vence há 10 partidas.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.