Avaí é homenageado pelos 100 anos em escola de samba de Florianópolis

Aberta a comemoração de uma das datas mais amadas pelos brasileiros, no último sábado (18), aconteceu os desfiles das escolas de samba, na passarela Nego Quirido, no centro de Florianópolis.

Com dez agremiações na escala para desfilar, a terceira escola a entrar na avenida foi ‘Acadêmicos do Sul da Ilha' com um samba-enredo pra lá de especial, homenageando os 100 anos de história do Avaí, relatando a guerra do Paraguai e a origem do Leão.

O desfile foi dividido em 22 alas com mais de dois mil componentes, a azul e rosa contou com a participação de ex-ídolos do clube como Marquinhos, Jacaré, Juti, Sabará, Maneca, Belmonte, entre outros craques que marcaram as últimas cinco décadas de história, em uma ala especial.

https://www.instagram.com/p/Co2zm1OOBLV/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Construção do enredo e relato do presidente da agremiação

O diretor de harmonia da escola, Gilson Ouriques, explicou um pouco sobre a construção do samba-enredo e a co-relação folclórica utilizada.

Iniciamos contando o lado folclórico da Ilha (de Santa Catarina) e depois fazendo a conexão com a história do Avaí. O início e a fundação, a história dos Clássicos, as excursões de destaque, os títulos, enfim. Os 100 anos do Avaí estão na avenida”.

O presidente da Acadêmicos do Sul da Ilha, Marcelo Laurindo, comemorou o sucesso do desfile e celebrou que tudo ocorreu como o planejado.

Trabalhamos muito. Graças a Deus deu tudo certo na passarela e fizemos um grande desfile. Acredito que representamos muito bem o Avaí e a sua torcida. Espero que a massa do Avaí e a massa da Acadêmicos tenham gostado”.

Presidente do Avaí

O presidente do Avaí, clube homenageados no desfile da noite de sábado (18), Júlio César Heerdt falou sobre a alegria ao ver e participar dessa celebração centenária.

“É uma satisfação muito grande. Ter participado do desfile, com toda a energia do povo, é muito gratificante. Ver a participação de vários ex-atletas, torcedores, sócios do Avaí e toda a comunidade do Sul da Ilha faz desse um carnaval muito especial. E isso faz parte dos 100 anos do Avaí e vamos comemorar muito isso”.

Confira abaixo a letra completa do samba-enredo em homenagem ao Avaí.

NA VOZ DE UM TORCEDOR: AVAÍ, A LENDA DE UM CAMPEÃO

Azulou

Pintando no horizonte de inspiração

Aos olhos dos meninos da imensidão

A bola era o mundo aos seus pés

Para unir

Toda essa ilha tão formosa

Um sonho azul, verso de rosa

Magia da cultura dos manés

Se as águas mareiam vitórias

Gravei na história bem mais que uma cor

Remando a favor da corrente

Um povo que entende o que é amor

É esperar cada minuto pra te ver

Sem perceber, deixar a lágrima rolar

Ter a certeza o tempo sempre vai correr

E com você para toda vou estar.

Campo da liga…

Pasto do bode, onde tudo começou

Por esse mundo, eu caminho ao seu lado

Guerreiro nas batalhas dos gramados

Lembro cada jogo, cada craque

E na hora do ataque,

Bate mais forte o coração alucinado

Meu samba…

O asfalto tem saudade de você

O povo vibra com o teu renascer

Fazendo festa Azurra em mais um carnaval

Por séculos…

O Sul da Ilha há de cantar por ti

Paixão eterna que me faz feliz

Avaí, meu Avaí

É no peito e na raça, Ressecada vai tremer

Sou mais um camisa 12, apaixonado por você

Na arquibancada, o rugido do Leão

Lenda de um campeão!

 

 

Tity Marx

Tity Marx

Na verdade, não fui eu que escolhi o jornalismo e sim ele que me escolheu. Sem dúvidas, a profissão é como um oceano que precisa ser desvendado na sua profundeza, só assim é possível conhecer e respeitar toda sua beleza.