Acima de tudo já era de se esperar que o Atlético-MG nadasse em águas tranquilas neste Campeonato Mineiro 2022.
Contudo, o Galo tem tratado o estadual como deve ser, uma pré-temporada. Diante disso, o técnico Turco Mohamed testou uma nova variação tática neste sábado (19).
Assim, a equipe que atuou contra a Caldense, abriu mão de atacantes abertos no primeiro tempo e priorizou jogadas internas.
Além disso, o fato de centralizar mais os atacantes permitiu que e Guilherme Arana, laterais muito ofensivos, atacassem a profundidade.
“Hoje jogamos com muita gente por dentro, e com Guga e Arana mais profundos por fora. No segundo tempo, jogamos mais com um extremo, mas hoje o Savarino atuou muito mais fechado do que em outras vezes. Tentamos variantes, sabendo e conhecendo muito boa a força dessa equipe. Como os rivais já nos conhecem, estamos trabalhando variantes, sempre para atacar e para ter muito mais linhas de passes para poder gerar gols como foi o primeiro hoje”, disse o técnico após a partida.
Melhores momentos de Atético-MG 3 a 0 Caldense
Finalmente, a proposta de alteração tática do novo técnico do Galo permite à equipe ter um arsenal maior de jogadas, criar mais linhas de passe e não depender tanto das jogadas individuais pelas pontas.
Uma vez que mais jogadores estão próximos da área quando a bola é alçada, outra característica do campeão brasileiro, é possível ter mais jogadores entrando na área para concluir.
Jogadores do Atlético-MG podem ganhar novas chances
Por outro lado, mais linhas de passe permitem que jogadores como Sasha e Vargas, que não são típicos centroavantes, tenham mais liberdade para flutuar, abrindo espaços.
Claro que esse esquema não pode ser executado sem volantes com a capacidade de Tchê Tchê, Jair e Alan, que são os responsáveis pelo passe que quebra as linhas.
Fato é que o Galo continua favorito para tudo o que disputar no ano. Apenas uma tragédia tira o título mineiro dos comandados de El Turco.
Foto Destaque: Site oficial Atlético-MG