O Atlético-MG recebe o Flamengo neste sábado, às 21h, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas horas antes da bola rolar, a polêmica já tomou conta das redes sociais. Pela manhã, o clube compartilhou um post no Twitter pedindo para que seus torcedores não entoem cantos preconceituosos nas arquibancadas.
O pedido faz referência a uma música que ofende a torcida do rubro-negro. “O Clube repudia a discriminação e lembra o torcedor que punnições podem ser atribuídas ao Alvinegro. Torça com consciência”, diz a publicação.
https://twitter.com/Atletico/status/1685078935938215936
O resultado foi uma enxurrada de mais comentários preconceituosos. “Nós vamos cantar é tudo, qualquer coisa o Menin paga a multa, ele é o dono do time mesmo”, escreveu um dos torcedores.
Parte da torcida, no entanto, lamentou a postura adotada pela maioria que entoa os cantos. “É triste que em pleno 2023 a gente ainda tenha que pedir por respeito, triste triste triste” escreveu outro perfil. “Tá bom então galera, cantem muito. Aí o time já está ruim na tabela, é multado, perde ponto no campeonato por vocês acharem que cantos homofóbicos é mimimi”, desabafou um dos atleticanos.
A intenção do Atlético-MG é evitar problemas com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Desde o início do ano, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) tornou mais rígidas as regras para ofensas vindas das arquibancadas. Neste sábado, inclusive, o Corinthians enfrenta o Vasco sem público em razão de uma punição por conta de cantos homofíbicos.
Historicamente, a torcida organizada do Galo é aliada às torcidas do Vasco e do Palmeiras. Desta forma, as músicas dos rivais são importadas dos estádios do Rio de Janeiro para Minas Gerais e São Paulo.
Nos últimos anos, com os times envolvidos nas disputas dos principais campeonatos do país e do continente, a rivalidade se estreitou ainda mais. O resultado foi um arquibancada ainda mais hostil.
Ta bom então galera, cantam muito.
Aí o time já está ruim na tabela, é multado,perde ponto no campeonato, por vocês acharem que cantos homofóbicos e mimi 👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽— Jackson🏹🇪🇨 (@jacksonbhedu) July 29, 2023
Mano, da pra fazer música contra o adversário sem ser preconceituoso, não precisa ficar ofendendo minorias. Eu odeio o Flamengo, mas acho uma parte dessa música extremamente desnecessária
— Rafaelᶜᵃᵐ (@rafael_cubs) July 29, 2023
Lembrando q o time pode sofrer punições.
O certo era trocar algumas partes da música— Marcos Barbosa (@osvaldomarcos13) July 29, 2023
triste que em pleno 2023 a gente ainda tenha que pedir por respeito tlgd triste triste triste
— 🇧🇷:(løtus:)🇧🇷 (@lossttus) July 29, 2023
o dia que essa torcida parar de meter canto homofóbico já vai ser uma grande vitória, meu fi
pena que essa realidade tá bem longe pra gente pelo que vi nos comentários. Já prepara o bolso pra punição— Bia⁷ (@gcfromania) July 29, 2023
Atlético-MG x Flamengo no Brasileirão
O Galo é o 13º colocado no Brasileirão, com 21 pontos, e chega para a 16ª rodada com de uma sequência de resultados ruins: nos últimos cinco jogos, três derrotas e dois empates sob o comando de Felipão.
Zaracho, que está em fase final de recuperação de uma lesão, pode pintar no time titular. Hyoran, que ainda não foi liberado pelo departamneto médico, segue em recuperação física.
Já o Flamengo ainda sonha com a briga pelo título. O terceiro colocado tem 28 pontos, um a menos que o Grêmio e 12 a menos que o líder Botafogo, mas tem o Palmeiras na cola. Uma vitória pode levar o time para vice-liderança caso o Tricolor Gaúcho não vença o Goiás no domingo (30).
O técnico Jorge Sampaoli não terá Ayrton Lucas e David Luiz, que estão com dores no joelho, mas poderá contar com Gerson, que não jogou contra o Grêmio na Copa do Brasil por causa de uma suspensão. Erick Pulgar, que se recupera de uma lesão, completa a lista de desfalques.