Atleta do Fluminense é o melhor do Brasil em ranking de desempenho; confira

Derrotado pelo The Strongest em jogo válido pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores, o Fluminense vem de uma sequência de três jogos sem vitória, e duas derrotas seguidas, contando a derrota no clássico para o Botafogo, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023. Mesmo com o período ruim de jogos sem vencer, o time treinado por Fernando Diniz continua muito bem nas competições a qual disputa. Atualmente, o Tricolor Carioca é o 3º colocado no Campeonato Brasileiro, e o líder isolado do Grupo D da Libertadores, com nove pontos ganhos. Nas próximas duas rodadas da primeira fase, o time carioca vai jogar diante do seu torcedor, e poderá garantir a liderança da chave com tranquilidade, e quem sabe, uma das melhores campanhas nesta primeira etapa da competição.

Os próximos três jogos do Fluminense serão complicados, e envolvem decisões para se manter na parte de cima da tabela do Brasileirão, e também a sua manutenção na Copa do Brasil. Neste domingo, o Tricolor enfrenta o Corinthians, na Neo Química Arena em Itaquera, e uma vitória, mesmo fora de casa, é muito importante para que o time se mantenha na parte de cima da tabela, e não deixe nem Botafogo, e nem Palmeiras, os quais são o líder e vice-líder da competição respectivamente se distanciarem muito. Na sequência, o time encara o Flamengo, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. A bola rola no estádio do Maracanã no próximo dia 1º de junho, às 20h. No primeiro jogo entre as equipes, empate sem gols, e decisão em aberto para a 2ª partida.

Mesmo em um momento de leve oscilação nas competições em que disputa, um jogador chama a atenção por conta de seu desempenho acima da média. Fábio, goleiro do Fluminense, de 42 anos, é o melhor goleiro do Brasil de acordo com dados do site Sofascore, conhecido por sua abrangência em dados e estatísticas de clubes e jogadores individualmente. O jogador é o 5º colocado entre os dez melhores atletas no ranking de desempenho do Campeonato Brasileiro, com uma nota de 7,59 de média. O segundo goleiro mais bem colocado deste mesmo ranking é João Paulo, do Santos, na 7ª colocação, com nota média de 7,54. A muralha do Fluzão sofreu apenas 17 gols em 27 jogos disputados com 107 defesas neste período, média de quatro por partida, sendo destas 36 consideradas difíceis.

Sendo assim o goleiro faz ao menos dois milagres por jogo, e suas exibições, em muitos casos seguram placares e ajudam o Fluminense manter o bom desempenho em todas as competições que disputa. Fábio tem um aproveitamento absurdo de 86% de chutes defendidos, o que significa dizer que mais de três terços dos chutes que vão na direção do gol do Fluzão são defendidos pelo arqueiro, que mesmo em idade avançada, mostra que ainda é um dos melhores jogadores na posição no cenário do futebol nacional.

Goleiro do Fluminense é bom com a bola nos pés também

Ágil, com boa impulsão e muita segurança em baixo das traves, Fábio também se caracteriza por ter muita qualidade em um fundamento essencial para que o jogo do Tricolor flua desde o início de sua construção. O goleiro é ótimo com a bola nos pés, com uma média de 86% de acerto de passe por jogo, dados que são melhores do que muitos meio-campistas do futebol nacional. Por construir suas jogadas de forma limpa desde o campo de defesa, é imprescindível que o goleiro saiba jogar com os pés para que a mesma chega em condições dos jogadores de ataque do Fluzão consigam criar chances de perigo.

Outro dado que chama a atenção em relação a Fábio é quem 55% das partidas em que disputou o goleiro não foi vazado, o que dá para dizer que em mais da metade dos jogos que fez, o goleiro não foi vazado, o que dá muita segurança e tranquilidade para o resto do time. O arqueiro teve atuação memorável no último jogo do Fluminense, diante do The Strongest, evitando que a derrota por 1 x 0 fosse ainda maior na altitude de La Paz. Outra exibição recente e de encher os olhos do torcedor, foi na partida diante do Cruzeiro, quando o Tricolor venceu pelo placar de 2 x 0, fora de casa no Mineirão, e mais uma vez, Fábio foi peça fundamental, fazendo pelo menos três defesas difíceis, ajudando o time carioca a conseguir um resultado importante, diante de um rival direto na luta pela ponta da tabela.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.