Athletico-PR: Torcida celebra retorno de Petraglia, mas cobra mudanças

Presidente volta a comandar Furacão após pausa por questões de saúde

Em carta aberta aos torcedores nesta sexta-feira (6), Mário Celso Petraglia anunciou o retorno à presidência do Conselho Administrativo do Athletico-PR – o executivo de 79 anos estava afastado desde o início de junho por problemas de saúde (não especificados pelo presidente). Nas redes sociais, os torcedores do Furacão celebraram a volta do dirigente, responsável por toda reestruturação recente do clube, mas apontaram mudanças a serem feitas.

Apesar de destacar na carta Petraglia o futuro do CAP, citando a criação de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para buscar investidores ao clube, a torcida athleticana só pensava em pedir a demissão do atual técnico, Wesley Carvalho, ainda tratado como interino, mesmo no cargo há quase quatro meses. Veja alguns dos apoios ao retorno do presidente e pedidos de troca de treinador.

Também teve torcedores, mais críticos com a gestão do futebol, citando o suposto “acaso” do presidente retornar meses antes das novas eleições para os Conselhos Administrativo e Deliberativo – não há uma oposição no clube, e Petraglia caminha para reeleição por mais três anos de mandato, finalizando em 2027.

Leia na íntegra a carta de Petraglia em seu retorno ao Athletico-PR

Estimado(a)s Athleticano(a)s,

Decorrido longo e duro período de afastamento por motivação médica, venho informar que reassumo a partir desta data, mesmo em um primeiro momento de forma remota, a Presidência do Conselho Administrativo do Club Athletico Paranaense, já com olhos voltados ao nosso futuro.

No pós-pandemia, o mundo mudou e com o futebol não foi diferente. Estamos hoje vivendo um cenário de retomada mundial no desenvolvimento e na expansão da tecnologia em diversos setores, em especial no que toca ao acesso à comunicação, à qualidade das transmissões e à ampla gama de produtos e serviços que envolvem o espetáculo desportivo, de maneira jamais vista.

Em paralelo a isso, os clubes do futebol brasileiro têm se organizado e se unido em formato de ligas, assumindo um protagonismo na indústria que transformará nossa paixão nacional em um ambiente ainda mais competitivo e forte em termos técnicos e econômicos.

Diante deste cenário e somado à proximidade de nosso centenário, sinto mais do que nunca a necessidade de alocarmos todos os nossos esforços na busca de um parceiro ideal para a criação de nossa SAF, que já nascerá pronta em termos de estrutura, profissionalização e governança, permitindo assim o compromisso de juntos consolidarmos a etapa do projeto de perpetuidade, firmando definitivamente o Athletico Paranaense entre os maiores clubes das Américas.

É com esta visão e propósito que me coloco desde já à disposição de todos os Athleticano(a)s nas eleições que se aproximam, para conduzir nosso clube ao salto de crescimento que projetamos há mais de 25 anos, sem esquecer jamais nossos ideais representados pelos ventos da ambição, entusiasmo, inovação e da rebeldia, que são inerentes ao Furacão.

Saudações rubro-negras,

Mario Celso Petraglia

Presidente do Conselho Administrativo

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.