As manifestações dos clubes brasileiros no Dia Mundial contra a LGBTfobia; veja

Definitivamente, o esporte tem um contexto com diversos comportamentos (e pensamentos) a serem combatidos. Algumas minorias, como a comunidade LGBTQIA+, tem uma resistência muito grande para ingressar e, principalmente, permanecer nesse meio. Assim, no dia 17 de maio, comemora-se o Dia Internacional contra a LGBTfobia. A data é celebrada mundialmente, em função da exclusão da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O objetivo da comemoração é promover ações de combate ao preconceito e discriminação contra pessoas LGBTQIA+ e conscientizar sobre o respeito às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. Tendo em conta o poder que as equipes tem de influenciar os seus torcedores, sem falar também na importância que o engajamento das redes sociais possui nos seus usuários, o Futebol na Veia listou todas as manifestações dos clubes em prol dessa causa tão importante para o futebol e a sociedade brasileira.

Veja as manifestações de apoio dos clubes brasileiros no Dia Mundial contra a LGBTfobia

Botafogo

Palmeiras

Fluminense

Cruzeiro

Athletico-PR

Atlético-MG

Fortaleza

Santos

São Paulo

Grêmio

Internacional

RB Bragantino

Bahia

Goiás

Vasco da Gama

Corinthians

Até o momento da publicação do artigo, os três outros times da Série A, ou seja, Flamengo, América-MG e Cuiabá, ainda não haviam feito menção referente ao Dia Mundial contra a LGBTfobia em suas contas oficias no Twitter.

Vitória

https://twitter.com/ECVitoria/status/1658837702475755521?t=jXHAfeNr7umYR7DAr5CPIA&s=19

Atlético-GO

Botafogo-SP

Vila Nova

Sport

Londrina

Ceará

Avaí

CRB

Novamente, até o momento da publicação, Sampaio Corrêa, Criciúma, Guarani, Mirassol, Chapecoense, Novorizontino, Ituano, Ponte Preta, Tombense (sem perfil oficial), JuventudeABC, clubes que também estão na Série B, nada postaram referente ao dia 17 de maio nem a comemoração do Dia Mundial contra a LGBTfobia em seus perfis. Por fim, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manifestou apoio e celebrou também, em suas redes oficiais, a data comemorativa.

Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.