Ariel Ortega se aposentava há 7 anos do futebol

Na Albiceleste, participou de três edições na Copa do Mundo (1994,1998,2002).

Nascido na cidade de Libertador General San Martín (Argentina) em 04 de março, de 1974, começou sua carreira de futebol, no Atlético Ledesma, na qual atuou por três anos (1988-1991).

RIVER PLATE

Ariel Ortega, fez sua estreia pelo Millonario, em 1991, com apenas 17 anos. O meia-atacante, entrou contra o Platense, já nos apagares das luzes. Como resultado, foi onde Passarela batizou o seu apelido que ficaria conhecido na história, de El Burrito, colocou o apelido de seu pai José Burro, para Burrito. Foi titular de todos os jogos, no Apertura de 1993, em que o River Plate foi campeão argentino.

Depois disso, foi campeão novamente pela Apertura, com os lendários Gallardo Francescoli. Foi em um clássico contra o seu maior arquirrival, Boca Juniors que Ortega foi primordial no duelo. Sofrendo a penalidade na etapa inicial, em que El Príncipe converteu e El Burrito marcando o segundo gol, Muñeco fez o terceiro do jogo. Em conclusão, decretando a atuação do trio e o destaque para Ortega.

Copa Libertadores de 1996

Ariel Ortega se aposentava há 7 anos do futebol

                                                                             (Foto: AFP / PEDRO UGARTE)

Na campanha do bicampeonato da Libertadores, brilhou pelas quartas de finais no primeiro jogo de ida, em duelo contra o San Lorenzo, em Buenos Aires.. O time que contava com o artilheiro Crespo e Gallardo, mas com Valdanito abriu o marcador para o time do River Plate, mas acabou que os donos da casa, empataram a partida.

Mas, Ortega marcou o gol da virada e determinante para o jogo da volta, que River Plate passaria, depois em um empate por 1 x 1. Apesar de ter balançado as redes, acabou sendo expulso do jogo.

Na grande final, contra o time de America de Cali, com a derrota de 1 x 0, na Colômbia. No estádio Monumental de Nuñez, no jogo da volta, Ortega deu assistência para um dos dois gols, do artilheiro Crespo, que foi importante para que River Plate ganhasse novamente a América, pela segunda vez.

VICE PARA A JUVENTUS

Após, ter ganho a libertadores, o campeão Ortega, disputou a final do Mundial Interclubes, do mesmo ano, em Tóquio, no estádio Estádio Nacional. Entretanto, acabou perdendo para o time da Juventus, por 1 x 0, com gol de Del Piero no final do jogo liderado pelo jovem que se tornaria um dos maiores jogadores do mundo, Zinedine Zidane.

VALENCIA

Foto: Ferran Montenegro
Ortega em uma partida contra o Barcelona Foto: Ferran Montenegro

Com o seu sucesso, pelo Millonario se transferiu para Los Che, em 1997, na qual teve uma rápida passagem. Entretanto, fez um dos gols importantes na virada do Valencia, contra o Barcelona, por 4 x 3, em 20 minutos para o fim da partida, que El Burrito marcou no clube. Além, de fazer parceria com o baixinho Romário.

 SEM SUCESSO PELA ITÁLIA

O meia-atacante, foi para o Sampdoria que não conseguiu desenvolver seu futebol e não conseguiu que Blucerchiati, fosse rebaixada para 2ª Divisão. Posteriormente, se transferiu para o Parma, na qual o elenco havia Buffon, Canavarro, e conseguiu triunfar na Supercopa Italiana de 1999.

PELA ARGENTINA

Ariel Ortega, estreou pela Albiceleste contra Alemanha, em 1993. Com a Seleção Argentina, foram incríveis três edições de Copa do Mundo (94,98,2002). Ganhou os jogos Pan-Americanos de 1995, realizada em Mar del Plata, na Argentina, foi vice-campeão da Copa das Confederações do mesmo ano e prata no ano seguinte pelas Olímpiadas. Em suma, foram 87 partidas e 17 gols marcados.

RIVER PARA SEMPRE

No clube onde é ídolo, El Burrito formou um dos melhores ataques com Juan Ángel, Saviola, Aimar. Acima de tudo, ganhariam o Campeonato Argentino, só no ano de 2002. Ademais, já na sua segunda passagem, entre 2006-2012, após passagens pelo Newell's Old Boys, em que foi campeão da Apertura de 2004. Consequentemente, conquistou mais uma vez a liga argentina em 2008.

Burrito Bailador para sempre

Foi no Monumental de Nuñez, palco de suas jogadas, pelo clube River Plate onde proporcionou o reconhecimento no futebol argentino e mundo. Que se despediu da sua carreira futebolística, com 60 mil torcedores…. com seus antigos companheiros Gallardo, Saviola, Astrada, Sorín e Francescoli, se encerrou uma carreira brilhante.

“Não tenho palavras. Pensei em falar mil coisas, mas só posso agradecer. E dar graças a Deus por me fazer torcedor do River, que tem esta camisa sagrada que eu amo. Obrigado por me proporcionarem isto, obrigado aos meus companheiros”, disse Ortega, após assistir a um vídeo no Monumental.

 

Foto Destaque: Reprodução/Agência Getty Images

Juan Camilo

Juan Camilo

Meu nome é Juan Pablo, estudo Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM). O jornalismo é um privilégio de estar nessa área incrível. Amo futebol, basquete, jogos antigos. Meu objetivo é conseguir ser um dos melhores jornalistas e ser correspondente esportivo.