CBF define árbitros da Copa do Brasil e revolta ambas as torcidas de Flamengo e São Paulo

Anderson Daronco será o árbitro na ida, enquanto Bráulio da Silva Machado apita a volta

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, nesta terça-feira (5), os árbitros das finais da Copa do Brasil, disputada entre São Paulo e Flamengo. O gaúcho Anderson Daronco apita a ida, disputada no Maracanã, em 17 de setembro. Sete dias depois, no estádio do Morumbi, o catarinense Bráulio da Silva Machado será o dono do apito. A escolha dos juízes, ambos Fifa, movimentou as redes e causou irritação tanto de torcedores tricolores quanto de rubro-negros.

O lado do Tricolor relembra que o Daronco foi quem apitou a partida de volta das quartas de final entre São Paulo e Palmeiras. Na ocasião, o gaúcho marcou uma falta em um gol de Jonathan Calleri e foi chamado pelo árbitro de vídeo, mas manteve sua decisão de campo. Os são-paulinos também questionam Bráulio, que apitou justamente a ida do clássico Choque-Rei, no Morumbi, onde, segundo torcedores, o juiz catarinense foi rigoroso em cartões amarelos e conivente com a cera palmeirense.

Assim como os tricolores, parte da torcida do Flamengo criticou ambos árbitros e garante que o seu time será prejudicado. Diferente dos são-paulinos, os rubro-negros não citaram lances polêmicos dos juízes em partidas envolvendo o clube carioca, mas falaram que as características dos profissionais favorecem o São Paulo, pois, Daronco marca muitas faltas e isso pode ajudar o visitante no Maracanã, enquanto Bráulio é considerado “caseiro”, termo para árbitro que favorece o time mandante.

Copa do Brasil é a oportunidade de São Paulo ou Flamengo terminarem temporada com título

Paulistas e cariocas ainda não levantaram uma taça em 2023 e a copa nacional é a oportunidade para isso. O Rubro-Negro, com um elenco estrelado, falhou nas disputas da Supercopa do Brasil, do Mundial de Clubes, do Campeonato Carioca (estes todos treinados pelo português Vítor Pereira) e mais recente na Copa Libertadores, ao cair para o Olimpia.

Já o Tricolor do Morumbi caiu para o modesto Água Santa nas quartas do Paulistão ainda com Rogério Ceni como técnico. Depois, com Dorival, foi eliminado pela LDU, do Equador, na Copa Sul-Americana.

Para ambos, o título do Brasileirão é improvável. Mais próximo do primeiro lugar, o Flamengo está na quarta colocação, à 12 pontos do líder Botafogo. O São Paulo não figura nem uma luta por G4 com Dorival, ocupando o 11º lugar com apenas 28 pontos, tendo uma partida a menos.

Próximos jogos do Flamengo

  • Flamengo x Athletico-PR – Campeonato Brasileiro – Estádio Kléber Andrade (Cariacica) – quarta-feira (13/9), às 21h30 (horário de Brasília);
  • Flamengo x São Paulo – Copa do Brasil (final – ida) – Maracanã – domingo (17/9), horário a confirmar;
  • Goiás x Flamengo – Campeonato Brasileiro – Serrinha – quarta-feira (20/9), às 19h (horário de Brasília)

Próximos jogos do São Paulo

  • Internacional x São Paulo – Brasileirão Série A – Beira-Rio – 13 de setembro (quarta-feira), às 19h (horário de Brasília);
  • Flamengo x São Paulo – Copa do Brasil – Maracanã – 17 de setembro (domingo), às 15h (horário de Brasília);
  • São Paulo x Fortaleza – Brasileirão Série A – Morumbi – 20 de setembro (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.