REI DE COPAS! O aproveitamento incrível do Grêmio em casa pela Copa do Brasil

Nesta quarta-feira (12), Grêmio e Bahia decidem quem fica com a vaga na semifinal da Copa do Brasil de 2023. A princípio, a partida de volta das quartas de final será na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 19h (horário de Brasília). Isso porque Defesa Civil recomendou que o jogo seja adiado, em função de um ciclone extratropical que está previsto para a capital gaúcha.

Na última semana, o Grêmio empatou com o Bahia, pelo placar de 1 x 1, na Arena Itaipava Fonte Nova, em Salvador. Enquanto Everaldo marcou para o Esquadrão de Aço, o atacante Cuiabano empatou, no último lance para o Tricolor.

Com isso, a equipe comandada por Renato Portaluppi, que é a segunda que mais venceu a Copa do Brasil na história, está em vantagem para garantir a vaga na semi. Além disso, o aproveitamento do Imortal jogando em Porto Alegre pode apontar favoritismo para a equipe gaúcha. Veja os números!

Assista aos melhores momentos de Bahia 1 x 1 Grêmio

O desempenho do Grêmio pela Copa do Brasil jogando em casa

Entre 2003 e 2023, o Tricolor disputou 49 partidas em Porto Alegre pela Copa do Brasil. Nesse meio tempo, em 2012, o Grêmio deixou o Estádio Olímpico Monumental e migou para a Arena.

Assim, nas partidas disputadas pelo Imortal nas últimas duas décadas pela competição nacional, o time gaúcho soma 71,4% de aproveitamento, com 32 vitórias, nove empates e oito derrotas.

Além disso, de uma forma geral, são 100 jogos disputados como mandante na história da competição, que começou em 1989 e teve o Tricolor como primeiro campeão. Em resumo, são 68 vitórias, 19 empates e 13 derrotas, com 74,3% de aproveitamento geral. Além disso, o Grêmio marcou 186 gols (1,86 G/J), enquanto sofreu outros 74 (0,74 G/J).

A campanha do Grêmio na Copa do Brasil de 2023

Neste ano, o Tricolor ingressou na 1ª fase da Copa do Brasil, onde enfrentou o Campinense e venceu por 2 x 0, em partida única. Em seguida, pela 2ª fase, encarou o Ferroviário, onde venceu por 3 x 0. Já na 3ª fase, venceu o ABC, no placar agregado, por 3 x 1. Por fim, na fase de oitavas de final, protagonizou um grande duelo contra o Cruzeiro, onde avançou depois de alcançar o placar agregado de 2 x 1.

Assim, contando com o empate na partida de ida, contra o Bahia, o Grêmio soma sete jogo da Copa do Brasil 2023, com quatro vitórias, três empates e nenhuma derrota. Por outro lado, os comandados de Renato Gaúcho marcaram 11 gols e sofreram apenas três.

A campanha do Grêmio em 2016, quando conquistou sua última Copa do Brasil

Os próximos jogos do Grêmio na temporada de 2023

Depois de encarar o líder do Campeonato Brasileiro e duelar contra o Bahia, pela Copa do Brasil, o Grêmio volta seus olhares para o Brasileirão 2023. Contudo, o Imortal teve seu jogo contra o Corinthians, pela 15ª rodada, adiado e com nova data ainda não definida pela CBF. 

Em seguida, o Tricolor encara o Atlético-MG, na Arena do Grêmio, no dia 22 de julho, com horário ainda a definir. O jogo é válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Por fim, o time gaúcho visita o Goiás, no dia 29 de julho, no Serrinha, em Goiânia, também sem horário definido pela CBF.

Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.