Nesta última quinta-feira (11), Coritiba x Vasco se enfrentaram em duelo da 5ª rodada do Brasileirão Série A 2023. A saber, o Coxa e o Almirante empataram em 1 x 1 no gramado do Estádio Couto Pereira; em Curitiba, capital do Paraná.
Além de chegar a mais um jogo sem vencer, outros números começam a preocupar no Gigante da Colina. Dito isso, vamos trazer alguns dados importantes; que refletem o momento delicado da equipe cruzmaltina, dirigida atualmente pelo técnico Maurício Barbieri.
Números do Vasco preocupam; veja mais
Após o apito final do jogo pelo Brasileirão Série A 2023, o Vasco chegou a um jejum de quatro partidas sem vencer. Embora tenha estreado com uma vitória surpreendente em Belo Horizonte diante do Atlético-MG; o Gigante da Colina não conseguiu dar seguimento à boa atuação da abertura da competição; e acumula performances frustrantes em campo.
Nesta próxima semana, o único triunfo do Vasco nesta Série A completa um mês. Afinal de contas, a competição começou para o Almirante no dia 15 de abril. Em campo, já são contados 360 minutos sem sair com uma vitória.
O ataque também caiu de produção: nas duas primeiras rodadas a equipe marcou dois gols; nos jogos seguintes, esta marca caiu para apenas um tento por partida. Além de não conseguir vencer, o Vasco está perdendo seu poder de fogo em campo.
São 20 jogos disputados na temporada de 2023, entre as partidas do Cariocão e os compromissos do Brasileirão Série A. Dito isso, o aproveitamento vascaíno caiu bastante com o jejum de vitórias da equipe: são nove triunfos (45%), seis empates (30%) e cinco derrotas (25%).
Além disso, a média de gols sofridos subiu, beirando um por partida. Atualmente, a média de gols sofridos do Gigante da Colina chega a 0,9 / jogo. O sistema defensivo do Vasco sofreu gols em 11 jogos (55%), dos 20 duelos que foi a campo.
Por outro lado, a média de gols marcados despencou especialmente nos últimos confrontos: atualmente está em 1,65 gols / jogo. A frequência de gols marcados diminuiu nos últimos jogos; em oposição à posse de bola, que aumentou um pouco.
Enquanto isso, Vasco tenta retomar bons jogos
O técnico Mauricio Barbieri tem sido bastante criticado em algumas alterações que faz no elenco ao longo dos jogos, mas segue no comando do Vasco da Gama. Mexendo no elenco com a competição em andamento, o treinador vascaíno segue preparando os jogadores para o próximo confronto na agenda da equipe.
Dito isso, o próximo compromisso do Vasco pelo Brasileirão Série A é contra a equipe do Santos. Desta forma, o Gigante da Colina recebe o Peixe no próximo domingo (14) no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. Por fim, o jogo está agendado para iniciar às 16h (horário de Brasília).