Nesta última quinta-feira (11), Botafogo x Corinthians se enfrentaram em duelo da 5ª rodada do Brasileirão Série A 2023. A saber, o Glorioso venceu o Timão de Luxemburgo por 3 x 0 no gramado do Estádio Nilton Santos, na cidade do Rio de Janeiro.
Além de mais um resultado negativo, outra coisa chamou atenção: o técnico do Corinthians, Vanderlei Luxemburgo, se irritou com a pergunta vinda de um jornalista na coletiva de imprensa. A atitude surpreendeu de maneira negativa e repercutiu na imprensa esportiva.
Luxemburgo se irrita com imprensa; entenda
Após o fim da partida, ocorreu a coletiva de imprensa do Corinthians; ainda nas dependências do Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Assim, o treinador alvinegro concedeu entrevista à mídia esportiva; mas se irritou com uma intervenção em específico.
Segundo a versão do jornalista Rodrigo Vessoni em seu perfil no Twitter, ele perguntou a Vanderlei Luxemburgo mais transparência sobre as resoluções dos atuais problemas internos do clube paulista.
Em seguida, o técnico do Timão se irritou e ironizou a fala do setorista: “Você tá me perguntando isso porque acha que sabe o que torcedor pensa?“, falou ao jornalista.
Luxemburgo interrompe o jornalista e sua fala, e segue em tom ríspido: “Na tua empresa, você resolve os problemas internos ou externos? (…) Eu sei que algumas coisas precisam acontecer. A hora que começarmos a ganhar, todos os questionamentos param“.
O treinador alvinegro defende o elenco do Corinthians: “Eu não vou crucificar o jogador, arrebentar o jogador, para eu falar que foi fulano ou sicrano… Se tiver que dá porrada, a torcida do Corinthians dará em todos nós”, afirma Luxemburgo, demonstrando união do grupo para enfrentar a crise.
A opinião dos jornalistas sobre a postura de Luxemburgo
Os jornalistas da ESPN debateram no programa Futebol 360, na manhã desta sexta-feira (12), sobre a postura do técnico do Corinthians. Toda a mesa redonda teceu críticas à reação de Luxemburgo na coletiva que ocorreu no Engenhão.
“Acho que ele tá sentindo um questionamento sobre suas capacidades como profissional” comentou a jornalista Nathalia Ferrão, durante o debate. “(…) o Vessoni não perguntou nada de mais, mas é o clima do Corinthians que leva o Vanderlei a reagir assim“.
Já o comentarista Celso Unzelt é categórico em sua afirmação: “o ataque não entrega, o meio-campo não cria e a defesa não segura“, declara o jornalista, justificando a pergunta do colega de profissão.
“Luxemburgo foi muito reativo” e “É nítido que o Corinthians precisa mexer” foram afirmações presentes na análise de André Donke, ao longo do programa da ESPN Brasil.
Abel Neto, apresentador do programa esportivo, também se mostrou desconfortável com a reação exagerada de Luxemburgo; mas apenas concordou com os comentários de sua bancada de comentaristas.
Enquanto o climão não passa nos corredores do clube, o Corinthians se prepara para o próximo jogo pelo Brasileirão Série A. Desta forma, o Timão recebe o São Paulo no próximo domingo (14) na Neo Química Arena, na capital paulista. Por fim, o jogo está agendado para iniciar às 16h (horário de Brasília).