Andrés Sanchez detona SAF do Botafogo e irrita corintianos e botafoguenses

Ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez afirmou que SAF do Botafogo é uma "mentira"

Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, levantou uma grande polêmica no último domingo (20). Durante participação no programa ‘Mesa redonda', da TV Gazeta, em São Paulo, ele afirmou que a SAF do Botafogo é uma “mentira”. A declaração irritou não apenas a torcida do líder do Campeonato Brasileiro, mas até corintianos, indignados pela forma com o ex-mandatário tratou as questões financeiras do clube.

“A SAF do Botafogo é uma mentira. Está em primeiro lugar e aí ninguém fala nada. Tem salário atrasado, pegando dinheiro emprestado em banco, fazendo carta de crédito que Deus sabe como. Só que está em primeiro, então ninguém fala nada”, disparou o ex-dirigente, que continuou:

“Está pegando dinheiro emprestado em banco, não está pagando. […] O Jeffinho que eles venderam (ao Lyon, da França, outro time de John Textor), era emprestado. No dia seguinte era um milhão e depois virou 10 milhões (de euros)”, completou.

Botafoguenses questionaram a veracidade das acusações feitas por Andrés e marcaram o perfil do CEO da SAF do clube, Thairo Arruda, na rede social X, antigo Twitter, para que processe o ex-dirigente do Corinthians. Ainda houve quem ironizou o legado deixado por Sanchez no Corinthians, hoje o time do Brasil com uma das maiores dívidas, apontada em cerca de R$ 1 bilhão sem considerar os valores da Neo Química Arena.

CEO do Botafogo se posiciona sobre fala de Andrés

Thairro Arruda acalmou os ânimos da torcida e não inflamou a polêmica de Andrés. O executivo destacou que Sanchez tem humildade em reconhecer erros e ressaltou seu respeito ao Corinthians, especialmente pela boa relação que tem com o presidente atual, Duilio Monteiro Alves.

Ainda se colocou à disposição para conversar com o ex-presidente do clube paulista para esclarecimentos referentes a dinâmica de uma SAF. Por fim, Arruda rechaçou qualquer possibilidade de atrasos salariais.

Corintianos ironizam Andrés Sanchez por gestão no clube

A polêmica fala de Andrés também chegou na torcida corintiana, que também ironizou Andrés. já que a dívida do clube aumentou consideravelmente durante a atuação do seu grupo político, a Renovação e Transparência, no Parque São Jorge. Fazem parte desse grupo, além de Andrés, Mario Gobbi, Roberto de Andrade e Duílio Monteiro Alves.

Ainda no Mesa Redonda, Andrés Sanchez foi questionado se o Corinthians deveria ter um proprietário, como o Botafogo, e respondeu rápido: não. “Eu não sou contra a SAF, eu sou a favor. No Corinthians, não. O Corinthians é muito grande”, disse.

Torcedores brincaram sobre o posicionamento do ex-dirigente ser contra a SAF no Alvinegro e alegaram que, caso o time de Itaquera tivesse um proprietário, não seria fácil para Andrés se envolver nas decisões do clube.

Botafogo atrasou pagamentos nesse ano, mas quitou dívidas

Em março desse ano, o UOL publicou que o Botafogo não depositava o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de alguns jogadores há meses e teve atrasos em prêmios de assinatura (luvas). Um dos atletas seria o goleiro titular Lucas Perri. Na época, o dono John Texto afirmou que as dívidas seriam quitadas ainda naquele mês.

Já em fevereiro, o clube atrasou em 15 dias os direitos de imagens dos jogadores e efetuou o pagamento apenas no início de março.

No ano passado, o Botafogo também teve problemas com pagamentos, dessa vez em relação ao décimo terceiro e valores referentes a prêmios oferecidos aos jogadores e comissão técnica.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.