Nesta quarta-feira (5), a partir das 21h30 (horário de Brasília), América-MG x Corinthians se enfrentam na Arena Independência, em jogo válido pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. A partida tem tudo para ser bastante equilibrada, muito por conta dos momentos parecidos que os dois clubes atravessam na temporada.
Apontado por muitos como o favorito no confronto, o Corinthians vive péssima fase. Além do momento turbulento da equipe, o Timão se atenta também para o retrospecto histórico contra o América-MG. Se engana quem acha que o Alvinegro leva larga vantagem. Os números mostram equilíbrio e disputa acirrada entre os clubes.
América-MG x Corinthians: retrospecto histórico
Ao longo da história, América-MG x Corinthians se enfrentaram 21 vezes. Apesar de curta, a vantagem é do Timão, que venceu oito vezes contra seis do Coelho. Houveram ainda sete empates. No quesito gols marcados, o Alvinegro Paulista também leva a melhor: 27 tentos a 21.
No entanto, se pegarmos o recorte dos últimos cinco duelos entre América-MG x Corinthians, o torcedor do Coelho abre sorriso de orelha a orelha. O time mineiro obteve duas vitórias (justamente nas duas últimas partidas), um empate e apenas uma derrota.
Próxima parada 👉🏼 Copa do Brasil! ⚽#VaiCorinthians pic.twitter.com/btCEp4ONaT
— Corinthians (@Corinthians) July 3, 2023
Quando levamos em conta apenas jogos com o mando de campo do América-MG, que é o caso desta quarta-feira (5), o Coelhão também leva vantagem. Em 11 partidas, foram cinco vitórias dos mandantes contra duas do Corinthians, restando quatro empates.
América-MG x Corinthians: momento das equipes na temporada
Como citado, as temporadas de América-MG e Corinthians são bem semelhantes até o momento. No Campeonato Brasileiro, o Coelho amarga a vice-lanterna, com nove pontos conquistados, enquanto o Timão é o 16º colocado, com 12. Eliminado na fase de grupos da Libertadores, o Timão disputará a repescagem (pré oitavas de final) da Copa Sul-Americana. Os paulistas enfrentarão o Universitario, do Peru.
Vice-líder do Grupo F da Sul-Americana, o América-MG também disputará a repescagem do torneio. Os comandados de Vagner Manicini terão o tradicional Colo-Colo, do Chile, pela frente. Nos últimos cinco compromissos na temporada, a equipe de Belo Horizonte obteve uma vitória, dois empates e duas derrotas. O Corinthians, por sua vez, venceu duas vezes, perdeu duas e empatou uma neste mesmo recorte.