Líder do Campeonato Brasileiro com 24 pontos, o Botafogo aproveita a pausa promovida pela data Fifa para se preparar para o retorno do Brasileirão. O próximo compromisso do Fogão na competição será diante do Cuiabá, fora de casa, na Arena Pantanal, às 20h da próxima quinta-feira (22). Na última rodada, o time treinado pelo técnico Luís Castro venceu o Fortaleza, no Estádio Nilton Santos, por 2 x 0, e só não abriu vantagem maior para o Palmeiras, o 2º colocado, pois o Verdão venceu o São Paulo no Clássico Choque-Rei.
Monitorando o mercado de transferências para fazer contratações e reforçar seu elenco, o Botafogo, que já contratou o meia-atacante Diego Hernandez, vindo do Montevideo Wanderers, do Uruguai, tentou no início do ano a contratação de um dos melhores laterais-direitos da história do futebol Sul-Americano. Este que inclusive jogou diante da Alemanha em amistoso nesta terça-feira (20).
Juan Cuadrado, craque da seleção da Colômbia, foi um dos destaques da partida diante dos germânicos e marcou um dos gols do triunfo histórico pelo placar de 2 x 0. Pela primeira vez na história do futebol mundial, o time colombiano venceu a Alemanha. Ao longo do retrospecto, os dois países já tinham se enfrentado duas vezes, com duas vitórias dos europeus e um empate.
Além do gol marcado, Cuadrado deu uma assistência, três passes decisivos, acertou quatro dos cinco lançamentos que tentou, acertou todos os dribles que tentou, e ainda por cima sofreu cinco faltas, conquistado nota 8,8 de desempenho segundo o site de estatísticas Sofascore.
Juan Cuadrado foi o Destaque Sofascore de Alemanha 0-2 Colômbia!
⚽️ 1 gol
🅰️ 1 assistência
🔑 3 passes decisivos
↗️ 4/5 bolas longas certas (80%!)
🔄 3/3 dribles certos (100%!)
💪 9/12 duelos ganhos (75%!)
👊 5 faltas sofridas (!)
💯 Nota Sofascore 8.8 pic.twitter.com/UteTYTNigt— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) June 20, 2023
Intenção de Cuadrado em terminar temporada na Europa complicou negociação com o Botafogo
Juan Cuadrado considerou a possibilidade de vestir a camisa de um clube brasileiro em 2023, porém, o lateral-direito considerou terminar a temporada pelo time da Juventus da Itália, antes de aceitar uma proposta do Brasil. Além do Botafogo, o Grêmio, aproveitando o momento favorável proporcionado pela contratação de Suárez, também foi outro clube que tentou a contratação do atleta, que já disputou duas Copas do Mundo em sequência pela seleção da Colômbia, em 2014 e 2018.