Desde que assumiu o Palmeiras, em novembro de 2020, Abel Ferreira é o principal técnico em solo brasileiro, campeão de tudo – com exceção do Mundial de Clubes, e responsável por mudanças nos métodos dentro do clube, como monitorar o sono dos jogadores, fato que viralizou nas redes sociais recentemente.
O sucesso continua em 2023, em que, até o momento, as taças conquistadas foram a Supercopa do Brasil, em cima do Flamengo, e o Campeonato Paulista após perder a ida da decisão e golear o Água Santa na volta por 4 x 0.
Com sua equipe mantendo o nível, Abel Ferreira conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio CNDI, da Associação de Jornalistas Esportivos de Portugal, como o melhor técnico português fora do país, desbancando nomes como José Mourinho, finalista da Europa League com a Roma, da Itália, Marco Silva, do Fulham, da Inglaterra, 10º colocado na Premier League, dentre outros.
Pelo segundo ano consecutivo, Abel Ferreira foi premiado pela Associação de Jornalistas Esportivos de Portugal como o melhor técnico português que trabalha fora do país 🇵🇹
Parabéns, Patrão! 🫶#AvantiPalestra pic.twitter.com/zE6M763kma
— SE Palmeiras (@Palmeiras) May 30, 2023
Além da Supercopa e o estadual dessa temporada, Abel conquistou o Paulistão em 2022, ano que se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. Antes disso, foi bicampeão da Copa Libertadores (2020 e 2021), venceu a Recopa Sul-Americana (2022) e a Copa do Brasil (2020), totalizando oito títulos, igualado na história do Palmeiras com Vanderlei Luxemburgo como segundo técnico mais vencedor, atrás apenas de Oswaldo Brandão, com 10.
No Mundial de Clubes, porém, terminou com a quarta e a segunda colocação nas edições de 2020 e 2021, respectivamente.
Abel tem contrato com o clube paulista até dezembro de 2024, quando termina o mandato da atual presidente Leila Pereira, mas, segundo o UOL, existem conversas para estender o vínculo até 2027.
O sucesso do português levanta interesses de fora do Brasil, apontado nos últimos meses times como Brighton e Chelsea, ambos da Inglaterra, e Nice, da França. A especulação mais recente mostrou Abel Ferreira em uma lista do clube francês Paris Saint-Germain para assumir o comando da equipe ao lado de outros três nomes.