Recentemente, notícias sobre possíveis manipulações nos jogos de futebol, incluindo partidas da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro. No último 18, o Ministério Público de Goiás iniciou a Operação Penalidade Máxima II, que envolve descobrir manipulações de resultados em partidas esportivas. Entretanto, antes mesmo disso, nos anos anteriores, rumores sobre possíveis influências já aparecerem no mundo da bola.
A mais nova polêmica envolvendo manipulações nos jogos de futebol
Cinco partidas do futebol brasileiro são alvos de investigações por conta de uma possível manipulação. No jogo entre Santos e Avaí, um jogador do time paulista teria que receber um cartão amarelo. Outras suspeitas estão nas partidas de RB Bragantino x América-MG (jogador orientado a levar cartão amarelo), Goiás x Juventude (dois atletas orientados para levarem cartões) e Cuiabá x Palmeiras (atleta conduzido também a levar um cartão amarelo).
A partida realizada entre Santos e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro de 2022, também é investigado com possível manipulação para um jogador receber um cartão vermelho. Ou seja, segundo a revista Carta Capital, cinco jogadores que atuam ou atuavam no Santos, RB Bragantino, Juventude e Cuiabá são investigados.
Segundo Fernando Cesconetto, que trabalha no Ministério Público de Goiás, a quantia recebida pelos jogadores é entre 50 e 60 mil reais. Ou seja, caso tome o cartão durante a partida, o atleta receberia o valor prometido.
Manipulações nos jogos de futebol já foram notícias em campeonatos inferiores, até mesmo competições amadoras. Entretanto, com a mais recente polêmica e investigação sobre jogos da principal liga brasileira, o assunto voltou a tona, principalmente com as famosas casas de apostas, que patrocinam times, canais, sites e até mesmo jogadores individuais.
Em caso de comprovação na manipulação dos jogos, os atletas envolvidos nos casos podem pegar até seis anos de prisão por corrupção envolvendo eventos esportivos. No Santos, Eduardo Baunermann, que está sendo investigado, nega todas as acusações feitas.