Neste domingo (22), ocorreu o clássico Vila Nova x Atlético-GO em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Goiano 2023. Após um jogo com bastante emoção e equilíbrio, o resultado final foi um empate em 2×2.
No primeiro tempo, Luiz Fernando abriu o placar para o Dragão, no entanto Emerson acabou marcando contra, deixando tudo empatado. Durante a segunda etapa, Luiz Fernando marcou de novo, deixando o time visitante na frente. Mas, nos acréscimos, Souza conseguiu um empate marcante para o Tigre.
Índice
Assista aos melhores momentos de Vila Nova x Atlético-GO
1° tempo: Atlético-GO abre o placar, mas Emerson marca gol contra
Inicialmente, cabe destacar que, apesar de ambos os times estarem invictos na competição, o Vila Nova entrou no campo com maior cobrança. Isto porque, até então, o Atlético-GO ocupa a liderança do campeonato depois de ganhar todas a partidas disputadas.
Por outro lado, o Tigre venceu no primeiro jogo, mas, nas duas rodadas seguintes, só conseguiu empatar. É bom lembrar que, em 2022, a crise vivida na disputa do Brasileirão Série B foi fruto de inúmeros empates, que complicaram a equipe.
Além disso, Guilherme Parede pode, finalmente, fazer sua estreia no time mandante após ter sua situação regularizada. O atacante pertence ao Talleres, mas, nas últimas temporadas, atuou pelo Vasco e pelo Juventude.
Logo aos 4′, Rafael Donato sentiu uma lesão e Carlos Alexandre entrou no lugar dele. Perder o capitão fez com que a equipe do Vila Nova ficasse um pouco perdida.
Três minutos depois, o Atlético-GO abriu o placar. Shaylon tocou para Airton dentro da área. Por sua vez, o atacante cruzou rasteiro e Luiz Fernando chegou para marcar o gol.
Enquanto todo o time do Tigre estava desestabilizado, o Dragão continuou achando os espaços necessários e conseguia criar boas chances de finalização. Aos 10′, Shaylon recebeu na área, colocou a bola na rede, porém a arbitragem marcou impedimento.
Somente aos 25′ o Vila Nova parece ter entrado no jogo novamente. Neto Pessoa aplicou uma caneta pata cima do zagueiro Lucas Gazal e, depois, bateu com a canhota. No entanto, Ronaldo conseguiu realizar uma bela defesa.
Em seguida, pouco antes da parada pada hidratação, o Tigre chegou de novo. Dessa vez, foi Marcelinho que chutou, mais uma vez, o goleiro do Atlético-GO evitou o empate.
Aos 33′, um minuto após o retorno da partida, aconteceu o lance que levou ao empate. Neto Pessoa cedeu passe para Guilherme Parede, que ficou de frente para o goleiro, mas desperdiçou a chance.
No rebote, a bola bateu no zagueiro Emerson Santos, do Dragão, que acabou sendo o responsável pelo gol do time adversário.
A partir daí, o Vila Nova recuperou a esperança e tornou-se melhor no jogo. Assim, aos 41′, Sousa recebeu muito perto da grande área e finalizou. Porém, o goleiro, mais uma vez, salvou o Atlético-GO.
Já bem perto do fim da primeira etapa, o Dragão ainda teve uma boa chance. Shaylon recebeu na área e finalizou, mas Jordan apareceu e bloqueou o lance, evitando o gol.
Dessa maneira, os times mantiveram os resultados e foram para o intervalo com o placar em 1×1.
2° Tempo: Atlético-GO sai na frente de novo, mas Vila Nova consegue empate no finalzinho
A segunda etapa iniciou já com duas alterações na equipe do Atlético-GO. Mikael e Kelvin saíram para a entrada de Thiago Medeiros e Felipe Vizeu.
O segundo tempo começou com muita pressão. Isto porque a primeira jogada com perigo de gol aconteceu antes de um minutos completo de jogo.
Luiz Fernando recebeu a bola na área do time mandante, ajeitou para a perna direita e bateu colocado. O lance saiu bem proximo ao travessão.
No entanto, o Vila Nova respondeu em seguida. Marcelinho cruzou, Rhaldney furou no lance e a bola acabou sobrando para Neto Pessoa. O atacante bateu rasteiro, mas Ronaldo fez uma bela defesa.
No lance seguinte, mais uma jogada de perigo do Tigre. Marlone cobrou um escanteio e o goleiro deu um soco na bola. Só que ela acabou caindo no domínio de Ralf, que finalizou bem próximo da trave.
Apesar disso, quem marcou novamente, aos 7′, foi Luiz Fernando para a equipe visitante. Airton cruzou para cabeceio do atacante. Assim, o Dragão saiu na frente de novo.
A partida continuou sem jogadas de perigo até os 31′, quando Diego Renan arriscou de fora da área, mas a bola foi para fora.
Aos 38′, a bola foi levantada na área do Atlético-GO e o goleiro saiu mal. Jordan aproveitou para desviar o lance, que bateu na trave.
Faltando um minuto para o tempo regulamentar terminar, o Vila Nova ainda teve mais uma boa chance. João Lucas arriscou de fora da área, levando perigo.
O juiz ainda cedeu mais seis minutos de acréscimo e foi aí que a quarta vitória seguida do Dragão foi evitada.
Após um cruzamento, Sousa apareceu para cabecear, empatando o clássico. Assim, a partida terminou com o placar de 2×2.
⏱ Fim de jogo no OBA! #VILxACG – 2×2 – #Goianao2023 #VilaAmorInfinito
— Vila Nova F.C. (@VilaNovaFC) January 22, 2023
Vila Nova x Atlético-GO – E agora?
Com esse empate, o Vila Nova chegou aos 6 pontos e ao terceiro empate seguido, o que complica a equipe. Por enquanto, o Tigre ocupa a sétima colocação.
A próxima partida do time é na quarta-feira (25) contra o Iporá, às 20:30h (horário de Brasília).
Por outro lado, o Atlético-GO chegou aos 10 pontos e permanece na 1ª colocação da tabela. O próximo embate do Dragão ocorrerá no mesmo dia, às 19:30 (horário de Brasília), contra o Anápolis.
Foto destaque: Roberto Corrêa/Vila Nova FC