Torcida Jovem do Santos lança nota de repudio contra o golpe civil-militar de 1964 que hoje completa 57 anos

Primeiramente, a Torcida Jovem do Santos, através de suas redes sociais, soltou uma nota de repúdio em relação ao dia de hoje que completa 57 anos do golpe civil-militar. Além disso, a maior organizada do Santos é bem conhecida pelas ações pró-democracia e projetos sociais durante todos os anos de sua história.

GRANDES LUTAS DA TORCIDA JOVEM DO SANTOS

Antes de mais nada, na década de 1970, a TJS participou da luta pela autonomia política da cidade de Santos. A maior organizada do Santos participou da fundação da A.T.O.E.S.P. (Associação das Torcidas Organizadas do Estado de São Paulo) e da A.T.O.S. (Associação das Torcidas Organizadas de Santos).

Em 1979, a Torcida Jovem do Santos fez parte da Anistia Ampla Geral e Irrestrita, que pedia liberdade aos presos políticos, já nos estertores da ditadura militar. O eterno presidente da Torcida Jovem, Cosme chegou a ser inclusive indicado coordenador da campanha pela Anistia em Santos.

Entre 1984 e 1985, os politizados Cosme Damião e Celso Jatene fizeram com que a Torcida Jovem participasse junto de outros grupos da ATOESP, das manifestações favoráveis às “Diretas Já”, que exigia o retorno do voto direto na política do Brasil. Em 1992, a Torcida Jovem também tomou parte da campanha e de atos de rua pelo impeachment do ex-presidente Fernando Collor.

ENTREVISTA COM O CAVERNA MESTRE DE BATERIA DA TORCIDA JOVEM

Antes de mais nada, o grande Marcelo Caverna deu uma entrevista exclusiva ao Futebol na Veia. Dessa forma, foi questionado sobre o atual momento do Brasil e a nota de repúdio que TJS publicou:

“Infelizmente boa parte do povo está alienado e não estuda, não conhece a própria história do Brasil né, a gente tá vivendo um período de fake News de distorção dos fatos. Dessa forma, daqui a pouco a gente vai ter um país que vai dizer que não teve colonização. Sabemos que foi um período triste e temos que lembrar que a maioria dessas pessoas hoje têm direito a voto, escolhendo certo ou errado. Assim, porque teve muita luta contra a ditadura. Assim, em favor também da liberdade de voto com as “Diretas Já”, que a Torcida Jovem que participou ativamente do movimento e também da Anistia Ampla Geral e Irrestrita autonomia de Santos”, disse Marcelo.

SANTOS NÃO SE PRONUNCIOU

Em suma, até a publicação desta matéria o Santos não havia se pronunciado referente a este dia. Dessa forma, alguns torcedores comentaram nas redes sociais do Santos Futebol Clube questionando a falta de posicionamento do clube que sempre está à frente de várias causas sociais.

Assim, mais notícias do Santos:

Foto Destaque: Divulgação/Santos

Avatar
Alef Sousa
Sempre fui apaixonado por esportes, especialmente futebol. E vi através do jornalismo uma oportunidade de estar trabalhando com a minha Paixão. Estou no 3º Semestre da faculdade de Jornalismo. Meu grande Objetivo é torna-me repórter de campo e cobrir grandes competições. Sou um cara, extrovertido, animado, comunicativo e cheio de vontade de aprender.