Técnico Eduardo Abdo diz que Ponte chega forte na Copinha 2022: "Estamos focados em representar da melhor maneira possível a camisa da Ponte”. (Foto destaque: Divulgação / PontePress)

À primeira vista, na edição 2022 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Ponte Preta vai estrear no dia 4 de janeiro. A saber, o adversário é a Francana – equipe “da casa”, já que os times do grupo 5 estão sediados na cidade de Franca. Da mesma forma, os jovens atletas da equipe estão treinando focando num bom desempenho no torneio, como destaca o técnico Eduardo Abdo.

“É a grande competição de nossa categoria, sem dúvida o campeonato que mais desperta atenção e interesse, portanto estamos trabalhando de forma muito forte para chegarmos bem. Sempre em mente que tão importante quanto o resultado é o desempenho individual e coletivo da equipe, estamos focados em representar da melhor maneira possível a camisa da Ponte e em colocar atletas em condições de servir a categoria profissional”.

Bem como, o técnico terminou há pouco curso para obter a licença A da CBF. Tal como, confira aqui a tabela da Copinha 2022:

Por outro lado, ao todo, serão 32 grupos, reunindo 128 equipes e cerca de três mil atletas. Da mesma forma, dos 26 estados, além do Distrito Federal atuando em 32 sedes distribuídas por 30 cidades paulistas.

Da mesma forma, o sorteio dos grupos foi acompanhado pessoalmente pelo diretor financeiro pontepretano Décio Sirbone Jr. e definido quem a Macaca irá enfrentar. Eventualmente, além da Francana (dia 4), as equipes do Juventude-RS (dia 7) e do Confiança-PB (dia 10).

De maneira que, todos os jogos alvinegros desta fase terão transmissão na internet pelo Paulistão Play e Eleven.

Técnico

Eventualmente, durante a primeira fase, os times se enfrentam dentro do próprio grupo, em partida única, e os dois primeiros de cada chave se classificam para a próxima etapa. Como já ocorre tradicionalmente, a competição vai até o dia 25, aniversário da capital paulista, data em que ocorre a grande final.

Nesse ínterim, a Copinha não ocorreu no ano passado em virtude da pandemia Covid-19. Por essa razão, apesar de ser um torneio originalmente disputado pela categoria SUB20, a Federação Paulista de Futebol autorizou neste ano a participação de atletas nascidos em 2001 – e que completarão 21 anos em 2022.

Por fim, o time se consolidou como um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, pois revelou grandes jogadores. Vale lembrar, a Ponte é campeã da edição em 1981 e 1982. Assim como, sendo vice cinco vezes, em 1975, 1977, 1986, 1995 e 1998.

Foto destaque: Divulgação/ PontePress

Ainah Carvalho
Ahhh o jornalismo, gosto muito do contato, de escrever, falar, questionar e lembro bem que desde pequena sonhava entrevistar os jogadores após o jogo. Aí cresci e o desejo continuava. Entrei para a faculdade de jornalismo e me formei em 2015. Na época da faculdade trabalhei em rádio-escuta em uma assessoria e fui repórter em um site de máquinas. Após a formação trabalhei em uma assessoria com artistas independentes e também já cuidei das redes sociais de um hotel. Fiz bons cursos no Senac como o jornalismo esportivo, grande amor, também fiz apresentação de programas jornalísticos e programas de variedades. Mas o que eu me identifiquei foi apresentar um programa esportivo. Ahhhh esse amor rsrs