Tamires: biografia, estatísticas, carreira e prêmios

A lateral esquerda Tamires chega para a sua segunda participação numa Copa do Mundo Feminina. Inserida no conjunto de atletas convocadas para compor a Seleção brasileira feminina na disputa do Mundial de 2023, a jogadora do Corinthians se prepara para mais uma competição internacional.

Dito isso, conheça um pouco mais sobre a atleta Tamires, convocada pela técnica Pia Sundhage. Saiba mais sobre sua biografia, seus números nas estatísticas, sua carreira e prêmios conquistados.

Tamires: biografia, estatísticas, carreira e prêmios

Nascida no interior de Minas Gerais, Tamires Cássia Dias Gomes tem 34 anos. Com uma trajetória de sucesso no futebol feminino, Tamires é uma das melhores jogadoras da modalidade em sua posição.

A experiente atleta que atualmente joga pelo Corinthians, tem uma carreira consolidada no futebol feminino e registra também experiência no exterior; além de, claro, seguir defendendo o manto da seleção Canarinho. Veja mais informações a seguir.

Tamires: biografia, estatísticas, carreira e prêmios
Tamires é decisiva no elenco das Brabas do Timão. Divulgação / Bruno Teixeira / Corinthians

Biografia – Tamires

Nascida em 1987 e natural de Caeté, a mineira Tamires está entre as mais experientes jogadoras neste grupo que vai à Austrália e Nova Zelândia.

Desde a infância e adolescência, Tamires demonstrou interesse pelo futebol. Filha de pai policial e com vários tios homens, a menina não se intimidou a aprender a jogar bola com os mais velhos.

Ao som das transmissões dos jogos da geração de Sissi na Seleção Brasileira, narrada por Luciano do Vale; decidiu aos 11 anos que queria ser jogadora profissional de futebol.

Tamires começou atuando no futsal, entre 2002 e 2003, quando se mudou para São Paulo e defendeu equipes de Guarulhos. O sucesso nas quadras levaram a jogadora ao campo da Juventus da Mooca, onde iniciou sua trajetória como profissional.

Carreira – Tamires

Começando sua carreira na Juventus da Mooca, Tamires logo deixou a equipe grená, para jogar no Santos. Assim, integrou o elenco das Sereias da Vila em 2006. No ano seguinte, registrou passagem pelo futebol dos Estados Unidos, ao se transferir para o Charlotte Eagles em 2007.

Após a passagem na liga norte-americana, Tamires retorna ao futebol brasileiro. Em 2008, a jogadora assina com a Ferroviária e atua pelo time de Araraquara até meados de 2009, quando anuncia que dará uma pausa no esporte: a atleta estava grávida.

Com um hiato na carreira iniciado em 2009, a lateral esquerda ensaiou um retorno apenas em 2011, quando recebeu um convite para atuar no Atlético-MG. Por conta da distância do seu filho, a jogadora preferiu recusar a proposta.

Dito isso, o fim, de fato, do hiato de Tamires se deu em 2013; quando a jogadora voltou para atuar no Centro Olímpico. Aliás, foi neste retorno ao futebol que a lateral se torna uma peça importante para a Seleção Brasileira feminina.

Dois anos depois, em 2015, Tamires deixa novamente o futebol brasileiro, e parte para a Dinamarca. Na Europa, a lateral assina com o Fortuna Hjørring, e joga pelo clube dinamarquês até 2019, quando é repatriada por uma equipe brasileira.

Em 2019, Tamires assina com o Corinthians e volta ao Brasil, Desde então, a lateral segue defendendo o Alvinegro paulistano; além de fazer parte do grupo da Seleção brasileira feminina.

Estatísticas – Tamires

Na sua passagem pelas equipes de Juventus, Santos, Charlotte Eagles e Ferroviária, a jogadora Tamires garantiu números bem ofensivos para uma lateral. Dito isso, também pode atuar como meia; mostrando inteligência tática e versatilidade em campo. Não há números disponíveis sobre o Atlético-MG.

A partir da chegada no Centro Olímpico, os números de Tamires começam a saltar aos olhos: na equipe paulista, a lateral jogou 21 partidas e marcou 11 gols na sua passagem.

Na chegada ao futebol dinamarquês, Tamires fez temporadas de muito sucesso, ajudando a equipe na liga nacional. Na sua passagem pela Europa, a jogadora atuou em 19 partidas e marcou cinco gols pelo Fortuna Hjørring.

Em 2019, Tamires chegou ao elenco do Corinthians. Vestindo o manto do Timão, a jogadora atuou em 139 partidas, marcou 28 gols e deu 22 assistências, entre as temporadas de 2019 e 2023.

Pela equipe principal da Seleção Brasileira feminina, Tamires vestiu o manto da Seleção Canarinho em 71 partidas. Neste período, marcou três gols com a camisa amarelinha.

Prêmios – Tamires

A meia atacante conquistou diversos títulos em sua sala de troféus. Conquistou o Brasileirão Feminino em 2013 com o Centro Olímpico.

Em solo europeu, Tamires foi Bicampeã dinamarquesa (2016 e 2018) e Bicampeã da Copa da Dinamarca (2016 e 2019), além de ser eleita a Melhor Jogadora do time no Fortuna Hjørring em 2016, 2018 e 2019.

Atuando já pela equipe do Corinthians, venceu duas edições da Libertadores Feminina (2019 e 2021), três edições do Brasileirão Feminino (2020, 2021 e 2022) e três disputas do Paulistão Feminino (2019, 2020 e 2021). Além disso, duas edições da Copa Paulista (2022) e duas disputas da Supercopa Feminina (2022 e 2023).

Atuando pela Seleção brasileira feminina, Tamires conquistou três edições da Copa América Feminina (2014, 2018 e 2022) e a Medalha de Ouro no Pan-Americano, em 2015.

João Jales

João Jales

Paraibano radicado no Rio, atua como jornalista esportivo especialista em Análise de Dados. Tipster e setorista de futebol nordestino no Futebol Na Veia. É também narrador no canal Dimensão Esportiva; e host do podcast Rifando a Bola, onde fala de futebol, variedades e apostas.