Neste domingo (17), se encerrou a fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro 2022. Assim, a partir de agora, apenas 32 dos 64 times que iniciaram a competição, seguem na briga pelo acesso.
Índice
- 1 Domínio do Amazonas no Grupo 1 da Série D
- 2 Disputa até a última rodada no Grupo 2
- 3 Só deu Retrô no Grupo 3 e em toda a Série D
- 4 No Grupo 4, ASA, Cobras e Lagartos
- 5 Brasiliense disparou e deixou os outros do Grupo 5 na briga
- 6 Grupo 6 resolvido com uma rodada de antecedência
- 7 Amplo domínio do Bernô no Grupo 7
- 8 Equilíbrio no G4 do Grupo 8
- 9 Confrontos do mata-mata da Série D 2022
Domínio do Amazonas no Grupo 1 da Série D
A saber, o caçula Amazonas mostrou ser uma grata surpresa, ao fazer a melhor campanha do Grupo 1, com 31 pontos. Além da Onça-Pintada, Rio Branco, São Raimundo-AM e São Raimundo-RR estão classificados para a próxima fase. No entanto, Porto Velho, Trem, Humaitá-AC e Náutico-RR dão adeus à disputa.
Disputa até a última rodada no Grupo 2
Com liderança para os maranhenses do Moto Club, com 28 pontos, seguidos do Tocantinópolis, que fez 22. Além disso, as outras duas vagas foram resolvidas na rodada final. Assim, Pacajus e Juventude-MA avançaram e deixaram Fluminense-PI, Castanhal, 4 de Julho e Tuna Luso fora da competição.
Só deu Retrô no Grupo 3 e em toda a Série D
De fato, não teve para ninguém na chave. A saber, a Fênix dominou de ponta a ponta e somou 33 pontos ao todo. Além disso, ao lado da equipe pernambucana, América-RN, Sousa e Afogados também avançaram para a próxima fase. No entanto, Icasa, Globo, Crato e São Paulo Crystal deram adeus.
No Grupo 4, ASA, Cobras e Lagartos
Por outro lado, diferente dos outros grupos, este aqui teve a liderança definida na última rodada, com o posto nas mãos do ASA, que tirou do Lagarto a 1ª posição. Além dos alagoanos e sergipanos, Santa Cruz e Jacuipense também estão presentes na fase seguinte. No entanto, Juazeirense, CSE, Atlético Alagoinhas e Sergipe se despedem do torneio.
Brasiliense disparou e deixou os outros do Grupo 5 na briga
A princípio, o desempenho do Jacaré era bem previsível, como líder do grupo. Além do time candango, Anápolis, Costa Rica-MS e Operário, nos acréscimos, seguem na competição. Em contrapartida, Ceilândia, Iporá, Grêmio Anápolis e Ação estão eliminados.
Grupo 6 resolvido com uma rodada de antecedência
Antes da rodada final, Pouso Alegre, em 1º lugar, Nova Venécia, Bahia de Feira e Real Noroeste estão classificados na chave. De fora, ficaram, URT, Caldense, Inter de Limeira e Ferroviária, em nível bem abaixo das equipes que avançaram.
Amplo domínio do Bernô no Grupo 7
De ponta a ponta, o São Bernardo liderou a chave, acompanhado bem de perto pelo tradicional Paraná. Além deles, a Portuguesa da Ilha e Oeste, na última rodada, garantiram a vaga. Por outro lado, Nova Iguaçu, que disputou com a equipe de Barueri até os últimos instantes, Cianorte, Santo André e Pérolas Negras estão eliminados da Série D.
Equilíbrio no G4 do Grupo 8
Por fim, entre os sulistas, três pontos de vantagem do líder, Caxias, para o 4º colocado, Azuriz, com 27 e 24 pontos, respectivamente. Além deles, Aimoré e Cascavel também avançaram. No entanto, São Luiz, Marcílio Dias, Próspera e Juventus-SC, em um nível mais abaixo dentro de toda a Série D, estão de fora da competição.
Confrontos do mata-mata da Série D 2022
A partir de agora, as equipes se enfrentam em duelos de ida e volta. Primeiramente, na 2ª fase, o cruzamento prevê o 1º colocado de um grupo, enfrentando o 4º do grupo vizinho, além do 2º contra o 3º, neste mesmo modelo, e assim por diante. Dessa forma, confira os duelos da próxima fase da Série D do Brasileirão:
Amazonas x Juventude-MA
Rio Branco-AC x Pacajus
Tocantinópolis x São Raimundo-AM
Moto Club x São Raimundo-RR
Retrô x Santa Cruz
América-RN x Jacuipense
Lagarto x Sousa
ASA x Afogados
Brasiliense x Nova Venécia
Anápolis x Real Noroeste
Bahia de Feira x Costa Rica-MS
Pouso Alegre x Operário-VG
São Bernardo x Azuriz
Paraná x Cascavel
Aimoré x Portuguesa-RJ
Caxias x Oeste
Obs: À esquerda, os melhores colocados (1°s e 2ºs) que decidirão em casa.
Foto destaque: Divulgação/Oscar Felipe/Paraná Clube