São Paulo e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira (16), a partir das 19h30 (horário de Brasília), no Morumbi, em jogo válido pela volta da semifinal da Copa do Brasil. Na tarde desta segunda (14), a CBF anunciou o árbitro que apitará o clássico decisivo. A escolha desagradou aos dois lados, e tanto tricolores quanto alvinegros criticaram a decisão da entidade.
Tido como um dos principais árbitros do futebol brasileiro, o paulista Raphael Claus comandará o duelo entre São Paulo x Corinthians. No quadro FIFA desde 2015, Claus tem 43 anos de idade e apitou quatro jogos da Copa do Mundo de 2022. Mesmo com experiência internacional, seu nome foi bastante questionado entre torcedores são-paulinos e corintianos.
Revoltados com a opção por Raphael Claus, torcedores do São Paulo relembraram o episódio envolvendo o atacante Calleri e Abel Ferreira, técnico do Palmeiras. Na ocasião, o comandante alviverde encarou o camisa 9 durante clássico entre as equipes e cobrou com veemência uma possível dividida desleal do jogador argentino. Até hoje, tricolores questionam a não aplicação do cartão vermelho ao treinador português, que claramente se exaltou no lance.
Por outro lado, corintianos também não aprovaram a escolha da CBF. Nas redes sociais, torcedores chamaram Claus de “caseiro”, dando a entender que o árbitro costuma favorecer equipes mandantes. Mensagens como “perdemos”, “estamos eliminados”, “vai ter pênalti para o São Paulo, certeza” foram publicadas por alvinegros. Confira algumas reações:
Agora a vantagem do Corinthians acaba de aumentar
— Wesley Costa (@Wesley_pacoca) August 14, 2023
A gente trouxe Lucas e James
Eles trouxeram Raphael Claus
Reforços de peso!!
— Cap🇾🇪 (@BurgsGui) August 14, 2023
Vai ter penalti roubado pro sao paulo, certeza.
— André (@FaxSem) August 14, 2023
parabéns são paulo pela classificação
— mille. (@corxnthxana) August 14, 2023
Índice
Relembre o episódio entre Calleri x Abel Ferreira, no qual Claus era o arbitro
No dia 11 de junho de 2023, São Paulo x Palmeiras duelaram no Morumbi, em partida válida pela 10ª rodada do Brasileirão. Aos 15 minutos de jogo, o técnico Abel Ferreira e o atacante Calleri protagonizaram cena que deu o que falar.
Primeiramente, o treinador palmeirense se revoltou com um lance ocorrido minutos antes, quando o camisa 9 disputou bola na área com o zagueiro Luan, que caiu reclamando de uma possível cotovelada do jogador tricolor.
Quando Calleri participou de uma nova disputa, desta vez na lateral, deixou o campo à frente de Abel Ferreira, que cobrou com veemência um possível jogo ‘sujo' do argentino e praticamente colou seu rosto no do atacante rival. O camisa 9 do São Paulo se manteve calado e encarou o treinador adversário. Na sequência, o português foi punido com o cartão amarelo pelo descontrole.
Raphael Claus será o árbitro de São Paulo x Corinthians, pela Copa do Brasil.
📸 Cesar Greco pic.twitter.com/MC4l0x3dND
— Goleada Info (@goleada_info) August 14, 2023
São Paulo x Corinthians: o que cada equipe precisa fazer para se classificar?
No jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, disputado na Neo Química Arena, o Corinthians bateu o São Paulo por 2 a 1. Por isso, para o Timão sair classificado do Morumbi, basta um empate. Qualquer vitória alvinegra ou igualdade no marcador coloca o clube de Itaquera na decisão.
A missão do São Paulo é um pouco mais complicada. Em desvantagem no placar agregado, o Tricolor precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para garantir a classificação. Triunfo do clube do Morumbi por um tento leva a decisão para os pênaltis.
Quais times fazem a outra semifinal?
Flamengo e Grêmio fazem a outra semifinal da Copa do Brasil e brigam por uma vaga na decisão. Na partida de ida, realizada em Porto Alegre, o Rubro-Negro levou a melhor e venceu por 2 a 0. O segundo e derradeiro duelo acontece também nesta quarta-feira (16), um pouco mais tarde, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.