No último domingo (2), em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Red Bull Bragantino venceu o Corinthians por 1 x 0, dentro da Neo Química Arena. O triunfo consolidou de vez a excelente fase do Massa Bruta e fez o time de Bragança Paulista, comandado pelo técnico Pedro Caixinha, subir para a 5ª colocação do certame, com 23 pontos ganhos.
Contratado no início da temporada, Caixinha vem superando as expectativas e realizando trabalho acima da média no Red Bull Bragantino. Com a vitória sobre o Corinthians fora de casa, o Massa Bruta atingiu o status de time com a maior sequência atual de triunfos entre todos os 20 clubes da Série A do Brasileirão.
Índice
Números da sequência positiva do Bragantino
Depois de ficar no empate em 1 x 1 contra o Atlético-MG, fora de casa, no dia 10 de junho, o Red Bull Bragantino não soube mais o que é derrota. De lá para cá, o Massa Bruta disputou quatro partidas, sendo três pelo Campeonato Brasileiro e uma pela Copa Sul-Americana, e venceu todas. Neste recorte inclusive, a equipe de Bragança Paulista aplicou duas goleadas históricas, contra Flamengo (4 x 0) e Tacuary (7 x 1).
Como citado, a sequência positiva do Braga é a maior entre todos os times da Série A. Ao todo, neste ínterim, o esquadrão de Pedro Caixinha marcou nada mais nada menos do que 14 gols, e sofreu apenas um. Segundo o Sofascore, site especializado em dados e estatísticas do futebol, o time criou 13 grandes chances e cedeu duas. Na média, foram 64,5% de posse de bola para o Massa Bruta.
🔎 O @RedBullBraga é o time da Série A com a maior sequência atual de vitórias! 👏👏
⚔️ 4 jogos
✅ 4 vitórias (!)
⚽️ 14 gols marcados (!)
🚫 1 gol sofrido (!)
🛠 13 grandes chances (!)
🔓 2 grandes chances cedidas (!)
👟 70 chutes (!)
⚠️ 17 chutes sofridos (!)
📈 64.5% posse pic.twitter.com/sua5ox2ZeQ— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) July 2, 2023
Números gerais de Pedro Caixinha no Bragantino
Com passagens por clubes como Santos Laguna (México), Cruz Azul (México), Rangers (Escócia) e Talleres (Argentina), Pedro Caixinha chegou ao Red Bull Bragantino no início de 2023. Em contrato assinado no final de 2022, o técnico português fechou vínculo válido até dezembro de 2024. Desde sua estreia, o Massa Bruta vem evoluindo jogo a jogo, e os números gerais da equipe na temporada são bons.
Nos 35 jogos em que Pedro Caixinha esteve à frente do Bragantino em 2023 até o momento, o time obteve 17 vitórias, 10 empates e oito derrotas, totalizando um aproveitamento de 58%. Foram 65 gols marcados e 36 sofridos. A equipe possui 56% de média de posse de bola, além de finalizar 12.3 vezes por partida.
Próximos desafios de Pedro Caixinha no Bragantino
Eliminado ainda na 2ª rodada da Copa do Brasil, o Red Bull Bragantino de Pedro Caixinha tem Campeonato Brasileiro e Sul-Americana pela frente na temporada. Na competição de pontos corridos, como citado, o Massa Bruta faz boa campanha e ocupa a 5ª colocação do certame. O grande objetivo da equipe é entrar no G4 e assegurar vaga direta na Libertadores do ano que vem.
No torneio continental, o roteiro não é diferente e o Bragantino também tem feito bonito. Com 14 pontos conquistados, o clube de Bragança Paulista terminou a 1ª fase na liderança do Grupo C e garantiu vaga direta nas oitavas de final. No mata-mata, os comandados de Caixinha enfrentarão América-MG ou Colo-Colo (Chile). Vice-campeão em 2021, o Massa Bruta busca o 1º título internacional de sua história.
Calendário do Bragantino em julho
- Red Bull Bragantino x São Paulo (9/7)
- Botafogo x Red Bull Bragantino (15/7)
- Red Bull Bragantino x Internacional (22/7)
- Fortaleza x Red Bull Bragantino (29/7)