Na noite deste sábado (29), os elencos de Palmeiras x Corinthians duelaram no gramado do Allianz Parque, na capital paulista. Dito isso, o jogo foi válido pela 3ª rodada do Brasileirão Série A 2023.
Os Palestrinos venceram os alvinegros pelo placar de 2 x 1. Enquanto Murilo e Raphael Veiga marcaram para o Palmeiras; Piquerez marcou contra seu próprio patrimônio, favorecendo o Corinthians.
Índice
Assista aos melhores momentos de Palmeiras x Corinthians
1º tempo: Um Baile palestrino
O Palmeiras não vive o ápice de sua performance, mas tem feito bons jogos. Além disso, contava com todos os problemas extra-campo do Corinthians, que demitiu o técnico Cuca após apenas dois jogos e passagem polêmica pelo comando do Timão.
Com isso, pressionou bastante os visitantes nos minutos iniciais, na expectativa de converter logo um tento. Com cortes precisos dos zagueiros e defesas providenciais de Cássio, o Timão segurou a pressão palmeirense por algum tempo.
No entanto, a bola parada premiou os donos da casa pela insistência ofensiva: num lance de escanteio cobrado por Raphael Veiga, o zagueiro Murilo subiu para cabecear, sem chances para o goleiro Cássio.
O Arqueiro corintiano bem que tentou, mas não conseguiu salvar desta vez. Assim, aos 16′ da etapa inicial, o Palmeiras faz 1 x 0 em cima do Corinthians.
O Palmeiras seguiu melhor ao longo da primeira etapa, dando muito trabalho para o sistema defensivo alvinegro. Sem conseguiu conter o ímpeto do Verdão, o Corinthians sofreu o segundo gol.
Numa jogada de contra-ataque rápido pela direita, Artur carregou a bola e inverteu o jogo para Dudu na esquerda. Ele, por sua vez; rolou para trás para a chegada de Raphael Veiga, que bateu duas vezes antes da bola: na primeira vez explodiu na marcação corintiana, mas a bola voltou para Veiga e ele colocou para dentro.
Com 30 minutos de jogo, o Palmeiras fazia 2 x 0 no Corinthians no gramado do Allianz Parque. Dito isso, o restante da etapa inicial foi um martírio para os jogadores do Timão. Ou seja, estando desorganizados em campo e sem conseguir responder às investidas dos rivais à altura, o Corinthians agradeceu ao árbitro pelo encerramento da etapa inicial.
2º tempo: Corinthians tentou reagir, sem sucesso
No retorno do vestiário, o Corinthians voltou disposto a reverter a situação. Com a direção interina do técnico Danilo Andrade, o Timão trocou Angel Romero por Giuliano. Ainda na etapa inicial, o volante Fausto Vera, lesionado, havia dado lugar a Maycon.
Com duas alterações usadas, o Corinthians ainda não conseguia fazer frente às investidas do Palmeiras, que começou a etapa complementar da maneira que havia começado a partida: pressionando bastante o time visitante.
Apesar da pressão, o preparo físico do Verdão já não era o mesmo, e o técnico Abel Ferreira também fez alterações na equipe. Com sangue novo em campo, o panorama seguiu com poucas alterações. Ou seja, o Palmeiras seguia melhor em campo; enquanto o Corinthians lutava para conseguir ir ao ataque.
O clima de rivalidade seguia esquentando, a contagem de faltas subia, e os cartões amarelos surgiam. Numa dessas faltas duras, houve uma confusão entre Navarro e Giuliano. O resultado não seria outro: cartão para os dois jogadores.
Aliás, a soma de cartões foi bastante alta ao longo da partida. Ao todo, foram distribuídos oito cartões amarelos, sendo cinco para o Palmeiras e três para o Corinthians.
Com o jogo bastante truncado na metade da etapa complementar, as equipes apelaram novamente para os lances de bola parada. Dessa forma, Roger Guedes cobrou escanteio fechado pelo lado esquerdo aos 31′, o zagueiro palestrino Piquerez se atrapalhou e acabou marcando contra: o Corinthians diminuía para 2 x 1.
Apesar da pressão corintiana no fim da partida, o time alvinegro saiu derrotado do Allianz Parque. No fim do jogo, o Palmeiras venceu o Corinthians por 2 x 1 no dérbi paulistano número 332.
Palmeiras x Corinthians – E agora?
Com o placar de 2 x 1, o Palmeiras soma mais três pontos e ocupa a vice-liderança na tabela de classificação do Brasileirão Série A 2023; com sete pontos conquistados. Por outro lado, o Corinthians segue estacionado na 15ª posição, com apenas três pontos ganhos.
Quando aos próximos jogos, ambas as equipes voltam seus olhares para a disputa da fase de grupos da Libertadores 2023. Enquanto o Palmeiras visita o Barcelona em Guayaquil na quarta-feira (3), às 21h30 (horário de Brasília); o Corinthians recebe o Independiente Del Valle em Itaquera, ainda na terça-feira (2), às 21h (horário de Brasília).