O ano de 2022 é de longe o melhor do Palmeiras de Abel Ferreira. Ainda que não conquiste mais nenhum título, o desempenho apresentado pelo Verdão é muito superior aos anos anteriores.
O que não muda, entretanto é o fato de que parece fácil para essa equipe jogar a Libertadores. Desde que assumiu no mata-mata de 2020, Abel Ferreira e seus comandados têm um retrospecto de 20 vitórias, 2 derrotas e 3 empates, em 25 jogos.
Assim, a vitória desta quarta-feira (29), por 3 a 0, contra o Cerro Porteño, no Paraguai, foi a vigésima no retrospecto do gajo.
“Quero dizer que esse jogo começou a ser ganho no jogo do Avaí, porque o treinador do Palmeiras acredita em todos os jogadores. Eu acredito em todos os jogadores. O treinador do Palmeiras pede a todos os torcedores e agradece aos torcedores que apoiam nossos jogadores em todos os momentos. Em nome do grupo, quero agradecer a esses”, disse Abel após o triunfo internacional.
Palmeiras sobra na Libertadores
O que parece ao ver o Palmeiras nas últimas Libertadores é que tem sido fácil para o time jogar este torneio. Por exemplo, o Verdão não perde fora de casa desde 2019.
“Agradeço também aos torcedores que nos apoiam só nas vitórias. Agradeço também aos que nos criticam. Peço aos nossos torcedores que tenham gratidão aos torcedores que vieram ajudar hoje. É isso que temos o que fazer. Temos que acreditar mesmo. Quando o treinador faz besteiras e os jogadores jogam mal, tem que acreditar, apoiar, pois isso é pertencer à família Palmeiras“, falou Abel aos torcedores mais críticos.
Claro que não podemos desprezar o contexto socioeconômico. Os times brasileiros estão sobrando no certame, mas por ser o único que deu continuidade ao trabalho de 2021, o Palmeiras é o que parece estar mais pronto para ser campeão.
Finalmente, futebol não é loteria e o Verdão se preparou para estar neste estágio. Que seja exemplo para os demais.
Foto Destaque: Cesar Greco/Agência Palmeiras