O que esperar da Ponte Preta na Série B?

Inicialmente, o Campeonato Brasileiro vem aí e a Ponte Preta já tem duelo difícil logo na estreia diante do Grêmio, em casa. Contudo, o que esperar do time no torneio? Acesso? Luta contra o rebaixamento como em 2021? Essa é a pergunta de qualquer torcedor pontepretano insatisfeito após o rebaixamento do clube para a Série A2 do Paulistão. Além disso, a demora para uma reformulação conforme aviso do presidente após a queda.

Por exemplo, os zagueiros Fábio Sanches e Gustavo Cipriano, os laterais Kevin e Guilherme Santos, os volantes André Luiz e Moisés Ribeiro e o atacante Niltinho devem deixar o clube. Além disso, desses, Cipriano e André Luiz estão em fim de contrato, enquanto os vínculos dos demais vão pelo menos até dezembro. A tendência é que até 15 jogadores do grupo rebaixado no Paulistão não fiquem para a disputa da Série B do Brasileiro.

Juntamente com isso, Luis Fabiano, coordenador técnico em entrevista coletiva explicou a demora para as definições de quem sai e também quem pode chegar ao clube para a disputa da Série B. Tal como, até agora, a única saída oficializada foi do zagueiro Dedé, a caminho do Athletico. Em outras palavras, Eberlin prometeu uma “reformulação gigantesca”, com as mudanças atingindo até 50% do elenco.

Ponte Preta em 2022

Vale lembrar, os números da equipe assustam quando se trata de um time tão tradicional. Assim, a Macaca soma no início da temporada em 13 jogos quatro derrotas, três empates e apenas duas vitórias, além de uma eliminação diante do Cascavel pela Copa do Brasil. 

Nesse sentido, o desempenho da equipe preocupa muito seu torcedor e em relação ao saldo de gols, são 10 gols a favor e 24 sofridos, totalizando um saldo de -14.

Em suma, o rebaixamento do clube voltou tanto no tempo, principalmente após a queda no Brasileirão de 2017 e reencontrou os piores pesadelos do seu passado, cada vez mais próximo do cenário que viveu na década de 1990. Contudo, a partir deste Brasileirão, começa uma nova era para o clube. Em outras palavras é preciso paciência e Hélio dos Anjos terá cerca de duas semanas para encontrar a formação ideal para sua equipe.

O que esperar da Ponte?

Afinal, com a presença novamente de grandes clubes do futebol brasileiro, como Vasco, Grêmio, Cruzeiro, entre outros, o time sabe que o nível de dificuldade da Série B será alto mais uma vez e o próprio técnico Hélio dos Anjos falou sobre o que a Veterana vai enfrentar:

“Vasco e Cruzeiro, nos últimos anos, viram que a camisa não pesa na Série B, que o caminho é diferente. O Grêmio imagino que tenha o exemplo desses times. Hoje tem um equilíbrio de estrutura. Daqui a pouco a camisa não tem peso, mas a estrutura faz resultado” comentou em coletiva.

Simultaneamente, considerando o nível do elenco atual, a expectativa é mais um ano com sofrimento na Série B do Brasileirão. Por outro lado, não vai faltar a luta em busca de bons resultados. Ou seja, o time não disputará as posições mais altas da tabela, no entanto não vai sofrer o campeonato todo próximo a zona de rebaixamento.

Por fim é esperado ver uma equipe desenvolvendo seu futebol ao longo das próximas temporadas. A estreia será contra o Grêmio, no Majestoso – a tabela ainda será desmembrada, mas o início da competição está previsto para 9 de abril.

Foto destaque: Divulgação/PontePress

Ainah Carvalho

Ainah Carvalho

Jornalista, apresentadora e apaixonada por futebol! Desde pequena eu sabia que tinha nascido para atuar em algo ligado ao esporte e cada vez mais tenho certeza que quero isso pra mim.