Na tarde deste domingo (5), pela 12.ª rodada do Campeonato Paulista 2023, a Portuguesa venceu, de virada, por 2 x 1, o Mirassol, no Estádio José Maria de Campos Maia, interior de São Paulo. Após sair atrás do placar, Lusa reage ainda na etapa inicial, vence a primeira fora de casa no Paulistão e consegue um resultado improvável – seguir na primeira divisão do estadual.
Índice
Assista aos melhores momentos de Mirassol x Portuguesa
1º tempo: Leão Paulista controla partida, abre o placar, mas Lusa busca empate em seguida
Sem grande ambições na última rodada da primeira fase, o Mirassol entrou em campo apenas para cumprir tabela. Porém, a equipe buscava encerrar a campanha na competição com uma vitória diante dos seus torcedores e fez uma boa etapa inicial. Já a Portuguesa buscava um milagre no interior paulista, precisando da vitória e uma combinação de resultados para seguir na primeira divisão.
Assim, a primeira chance mais clara foi o gol do Mirassol, com Camilo, que recebeu cruzamento na medida de Arnaldo e cabeceou no contrapé do goleiro para abrir o placar. Aos 45 minutos, Richard aproveitou a bobeira da zaga, puxou para o meio e bate no canto para deixar tudo igual, dando números finais ao 1° tempo.
Fim de primeiro tempo em Mirassol! pic.twitter.com/uaZyQoOpzD
— Mirassol (@mirassolfc) March 5, 2023
2º tempo: Histórico! Lusa vira o jogo, conta com resultados favoráveis na rodada e permanece na elite do Paulistão
Já nos 45 minutos finais o duelo protagonizou fortes emoções aos dois torcedores. Logo aos sete minutos, Fabiano recebeu pela esquerda e cruzou na segunda trave para o meia João Victor, que cabeceou cruzado para virar a partida e tirar a Lusa da zona de rebaixamento. Após o gol, o jogo foi de ataque contra defesa, com o Mirassol pressionando de todas as formas possíveis em busca do empate.
Aos 27′, Thalisson Kelven aproveitou cobrança de escanteio na primeira trave e cabeceou firme, mas Thomazella fez grande defesa. O momento mágico do goleiro lusitano ficou para o último minuto de jogo. Após cabeceio na trave de Guilherme Biro, o arqueiro rubro-verde fez milagre com apenas uma mão na cabeçada certeira de Negueba. E foi assim mais um capítulo histórico da Portuguesa, ao se livrar de mais um rebaixamento, desta vez no último jogo da competição.
https://twitter.com/Lusa_Oficial/status/1632489849377681408?s=20
MIRASSOL X PORTUGUESA – E AGORA?
Com a derrota do São Bento e o empate da Ferroviária, a Portuguesa garantiu a permanência na elite do futebol paulista no saldo de gols e fechou a participação com 10 pontos ganhos, na 14.ª colocação no geral e na lanterna do grupo D. Já o Mirassol encerra com 14 pontos, na 3.ª posição do grupo B e com a sétima melhor campanha da primeira fase.
Além de escapar de degola, a Lusa garantiu vaga na Taça Independência (antigo Troféu do Interior), assim como o Leão que já tinha garantido. Ambas equipes aguardam o conselho técnico da Federação Paulista de Futebol (FPF), nesta segunda-feira (6), às 16h30 (horário de Brasília), para conhecer os critérios e as datas dos jogos.
Foto destaque: Divulgação/Portuguesa