Luiz Adriano, do Palmeiras, vai depor Juizado do Torcedor e Grandes Eventos do Rio Grande do Sul pela denúncia de ter provocado os gremistas. O fato teria ocorrido no jogo de Grêmio x Palmeiras em 31 de outubro pela 29° rodada do Brasileirão. De acordo com o denunciante, o jogador incitou a torcida do Tricolor Gaúcho com gestos insistentes fazendo eles causarem um tumulto. Além disso, o sistema do VAR também foi depredado pelos torcedores.

O Juizado do Torcedor recebeu o caso e com isso, marcou a audiência virtual para 1° de dezembro, às 9h30. A audiência terá a presença do Ministério Público (MP), o juiz Marco Aurélio Martins Xavier, titular do Juizado, Luiz Adriano e seu advogado. O ato do jogador se enquadra no Artigo 41-B do Estatuto do Torcedor. Está previsto nele que se o atleta aceitar a medida, o processo será finalizado. Entretanto, se ele se recusar, o MP receberá o caso e irá investigar os fatos.

Grêmio x Palmeiras

Grêmio perdeu a partida e ao final, alguns torcedores invadiram o campo e depredaram o sistema de VAR. Além disso, registraram também agressões a seguranças do estádio, fotógrafos e à imprensa. Por isso, o clube sofreu penalização e não teve torcida no grenal de 6 de novembro. Entretanto, o STJD prorrogou a penalização e até o julgamento do caso, o estádio terá portões fechados aos torcedores do time.

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Piacente, denunciou o clube com base nos artigos 213 e 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O primeiro artigo trata de invasão de campo, já o segundo, enquadra: “deixar de manter o estádio com estrutura necessária para garantir segurança”. O Tricolor Gaúcho pode ter que pagar uma multa de até R$ 100 mil e perder até 10 mandos em campo.

Foto destaque: Marcos Ribolli / Reprodução

Eduarda Esposito
Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), apaixonada por esportes e futebol. Escritora livre e apaixonada por leitura, incentivadora dos esportes femininos e da representatividade das mulheres em todas as áreas. Brasiliense de nascença e 24 anos de mistura brasileira.