Kerolin: biografia, estatísticas, carreira e prêmios

A jogadora Kerolin chega para a sua primeira participação numa Copa do Mundo Feminina. Inserida no conjunto de atletas convocadas para compor a Seleção brasileira feminina na disputa do Mundial de 2023, a meia atacante do North Carolina Courage se prepara para mais uma competição internacional.

Dito isso, conheça um pouco mais sobre a atacante Kerolin, convocada pela técnica Pia Sundhage. Saiba mais sobre sua biografia, seus números nas estatísticas, sua carreira e prêmios conquistados.

Kerolin: biografia, estatísticas, carreira e prêmios

Nascida em Bauru, no interior de São Paulo, Kerolin Nicoli Israel Ferraz tem 23 anos. Com uma trajetória de sucesso no futebol feminino, Kerolin foi destaque no futebol brasileiro; e despertou interesse do futebol europeu. Recentemente se transferiu para uma equipe dos Estados Unidos e, claro, segue defendendo o manto da seleção Canarinho. Veja mais informações a seguir.

Kerolin: biografia, estatísticas, carreira e prêmios
Kerolin atualmente joga no futebol dos Estados Unidos. Divulgação / NC Courage

Biografia – Kerolin

Nascida em 1999 e natural de Bauru, a atacante Kerolin é uma das boas promessas neste grupo que vai à Austrália e Nova Zelândia.

Crescida na zona rural do interior paulista, Kerolin também passou boa parte de sua infância morando em Campinas. Por lá, teve os primeiros contatos com o mundo dos esportes. No entanto, aos 12 anos de idade, a jovem foi hospitalizada e diagnosticada com osteomielite, que poderia afastá-la do futebol. Aliás, a garota correu o risco de ter de amputar uma de suas pernas.

Contrariando as expectativas, a garota Kerolin cresceu e seguiu praticando o esporte. Em 2016, quando contava 17 anos, estreou com a camisa do Valinhos. Logo despertou o interesse da Ponte Preta, que trouxe a atacante para atuar pela equipe, e deu início à sua trajetória como profissional.

Carreira – Kerolin

Antes de sair do país, Kerolin teve uma ascensão meteórica no futebol feminino brasileiro. Revelada no Valinhos, a atacante logo se transferiu para a Ponte Preta. O bom rendimento da ofensiva levou a jogadora à uma passagem pelas equipes femininas do Corinthians, Palmeiras e do Osasco Audax, entre 2017 e 2018.

Na sequência, ao assinar com o Palmeiras para atuar em 2019, uma fatalidade na carreira da jogadora brasileira: o resultado positivo no teste antidoping da atleta durante um jogo da Libertadores Feminina a afastaria dos gramados, e tirava suas chances de defender o Brasil numa Copa do Mundo Feminina.

Após dois anos de suspensão, a atacante retorna ao futebol feminino para defender o Madrid CFF na temporada 2021/2022. No ano seguinte, deixa o futebol espanhol e se transfere para os Estados Unidos, para jogar pela equipe do North Carolina Courage. O contrato com a equipe estadunidense vai até 2025.

Estatísticas – Kerolin

Na sua passagem pela equipe do Valinhos, a atacante Kerolin mostrou grande potencial ofensivo, que garantiu uma rápida profissionalização para a jogadora.

A partir da chegada na Ponte Preta, a atleta Kerolin deu início à sua contagem: na equipe paulista, atuou em 40 jogos oficiais e marcou 12 gols pela equipe paulista.

Na passagem pela equipe do Osasco Audax, a ofensiva atuou em três partidas, marcou um gol e deu duas assistências. Pelo Corinthians, a jogadora atuou em quatro jogos e deu três assistências.

Em 2019, a jogadora assina com o Palmeiras, mas não chega a atuar pela equipe, por conta da punição da FIFA relacionada ao exame de doping. Após dois anos, a atleta retornar a atuar em 2021; mas desta vez, no futebol europeu.

Em 2021, a jogadora se junta ao elenco do Madrid CFF  e disputa as temporadas 2020/2021 e 2021/2022 pela equipe espanhola. Na Europa, a jogadora jogou em 25 jogos, marcou cinco gols e deu sete assistências.

Na temporada 2021/2022, Kerolin se transferiu para o North Carolina Gourage, e já atuou em 31 jogos pela equipe norte-americana. No futebol dos Estados Unidos, a atacante marcou 15 gols e deu quatro assistências até aqui.

Pela equipe principal da Seleção Brasileira feminina, Kerolin vestiu o manto da Seleção Canarinho em 33 partidas. Neste período em que serviu ao time comandado por Pia Sundhage, marcou 5 gols vestindo a Amarelinha.

Prêmios – Kerolin

A atacante conquistou alguns títulos e prêmios individuais, ao longo de sua carreira, mesmo com dois anos de hiato. Foi campeã da Libertadores Feminina em 2017, jogando pela equipe do Corinthians. Ainda quando vestiu o manto da Ponte Preta, foi eleita a Melhor Jogadora do Brasileirão Feminino.

Em solo europeu, conquistou premiações de Melhor Jogadora do Mês atuando pelo Madrid CFF. Atuando já pela equipe do North Carolina Courage, venceu a NWSL Challenge Cup em 2022/2023.

Atuando pela Seleção brasileira feminina, Kerolin conquistou a Copa América Feminina de 2022.

João Jales

João Jales

Paraibano radicado no Rio, atua como jornalista esportivo especialista em Análise de Dados. Tipster e setorista de futebol nordestino no Futebol Na Veia. É também narrador no canal Dimensão Esportiva; e host do podcast Rifando a Bola, onde fala de futebol, variedades e apostas.